09/08/2023 às 16h02min - Atualizada em 09/08/2023 às 16h01min

Programa Estimulação Precoce é lançado na APAE e crianças começam a ser atendidas

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
    A manhã desta quarta-feira, dia 9 de agosto, foi especial para as famílias que acompanharam o lançamento do Programa Estimulação Precoce pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O prefeito Rodrigo Falsetti e o vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel participaram ao lado do presidente da entidade, Douglas Santos, de Luciano Firmino Vieira, secretário de Saúde, e demais autoridades.    Um espaço dentro da entidade foi totalmente estruturado, a fim de que os atendimentos comecem a ser realizados, a partir da próxima semana. 
   O programa é fruto de uma nova parceria entre a Prefeitura e a APAE e prevê atendimentos para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com hipótese diagnóstica de Deficiência Intelectual e Múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) de 0 a 3 anos e 11 meses e 29 dias de idade. O projeto começa com 50 crianças, que passarão por atendimentos na área da Saúde, como psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. 
   “Nós temos a obrigação de ajudar a todos, principalmente os que mais precisam. Estamos trabalhando e muito para que temos uma cidade melhor para todos. O meu compromisso com a APAE não é de hoje. É desde que fui secretário de Esporte e, depois, como vereador. Fui criando esse vínculo tenho um carinho especial pela APAE, pelos profissionais que aqui atuam e pelos que são atendidos com tanto carinho. Vou continuar presente e ajudando no que pudermos”, comentou chefe do Executivo. 
   O vice-prefeito destacou o trabalho brilhante que é desenvolvido pela APAE há 50 anos no município e disse que outros projetos estão sendo desenvolvidos. “A gente quer que os nossos filhos tenham qualidade de vida e isso independentemente se ele tenha alguma deficiência. Estou numa missão e iniciamos os estudos para termos um Centro de Referência do Autista e acredito que até o início do próximo ano iremos conquistar mais esse projeto para nossa cidade”, enfatizou. 
   “É um projeto piloto que nos dará um norte para colocarmos outros projetos em execução como é o desejo do prefeito Rodrigo Falsetti em ampliar os atendimentos para as crianças com atraso no desenvolvimento. É um trabalho pioneiro e já estamos prevendo uma ampliação no número de atendimento no orçamento do próximo ano”, explicou Luciano Firmino Vieira, secretário municipal da Saúde. 
   O presidente da APAE informou que as crianças terão o desempenho funcional avaliado e oferecido um atendimento para estimulação nas funções em atraso. “Esses pacientes receberão atendimentos especializados ainda na primeira idade e que visam promover e estimular os aspectos sociais, cognitivos, comportamentais, linguísticos e sensório-motores.”, ressaltou ao agradecer a parceria com a Prefeitura e o apoio da Câmara Municipal. 
   Além da avaliação, os atendidos serão acompanhados com suporte psicológico e social nos casos em que houver necessidade tanto para a criança quanto para os familiares. O presidente da Câmara, Jéferson Luís, e os vereadores Judite de Oliveira, Lili Chiarelli, Paulinho, Raphael Locatelli e Natalino Tony Silva participaram do evento, assim como o secretário de Relações Institucionais, Alair Alves. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp