04/08/2023 às 09h32min - Atualizada em 04/08/2023 às 09h31min
Agosto também é o mês da conscientização sobre a esclerose múltipla
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
Uma outra causa importante tem o mês de agosto como a época para campanhas de conscientização, o “Agosto Laranja” campanha que propõe o debate sobre a esclerose múltipla.
No município a campanha foi instituída através do Projeto de Lei nº 113/2023, de autoria do vereador Raphael de Godoy Locatelli, dando origem a Lei nº 5790/2023.
“A intenção da Campanha Agosto Laranja é chamar a atenção para a enfermidade que, mesmo rara, atinge uma média de 40 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões em todo o mundo, e ainda assim é desconhecida por cerca de 80% da população”, destacou o vereador em sua justificativa.
A Lei prevê que seja feito um trabalho por parte das unidades de saúde no que diz respeito a promoção, divulgação, reflexão e informação sobre a esclerose múltipla.
Desde 2006, com a instituição, pela Lei n° 11.303/2006, do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) no dia 30 de agosto, este mês passou a ser considerado um importante período para a conscientização em relação à doença e às privações dos seus portadores em todo o país.
Esclerose Múltipla
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica crônica caracterizada pela inflamação da melina, membrana que envolve os neurônios. A inflamação ocorre devido ao sistema imunológico que não reconhece a membrana como parte do organismo, destruindo-a. O que provoca uma condição potencialmente incapacitante do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central), ou seja, dificulta a comunicação ideal entre o cérebro e o corpo.
Ainda não existe cura para a doença, mas há tratamentos que auxiliam na qualidade de vida dos pacientes.