27/07/2023 às 16h20min - Atualizada em 27/07/2023 às 16h20min

Voluntariado: O amor ao próximo não conhece fronteiras ideológicas ou religiosas

Dr. Fernandinho Marcondes apoiando doação de Marmitex
   Segundo a ONU, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo oferecem seu tempo, habilidades e experiência para ajudar a melhorar as comunidades em que vivem. A grande maioria dos voluntários são mulheres.
   No Brasil 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. Chama atenção também o número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados, o que representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.
   Tanto a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado aumentou, quanto as horas dedicadas à atividade. Se a quantidade média de dedicação por pessoa era de 5 horas mensais em 2011, a pesquisa de 2021 aponta a média de 18 horas mensais. Assim, cada voluntário brasileiro contribuiu, em média, por mês, o equivalente a 12 partidas de futebol inteiras.
   As estatísticas apontam que 62% são mulheres.
   Os resultados completos da pesquisa esta disponível no site: www.pesquisavoluntariado.org.br.
   Conversamos com Vereador e Médico Dr. Fernandinho Marcondes que destacou a importância de reconhecer os projetos voluntários da cidade e fortalecer. Os voluntários e ou as entidades voluntarias são fundamentais para melhoria da sociedade e do bem estar de milhares de pessoas em nossa cidade.
   São voluntários cuidando de animais abandonados, de pessoas em situação de rua,  de famílias em situação de vulnerabilidade social, temos em Mogi Guaçu voluntários que ajudam a manter estoques de sangue em dia, doando regularmente sangue.
   Como Vereador e médico, procuro colaborar em diversas frentes de solidariedade. Apoio a Campanha de Doação de Sangue que é realizada em Mogi Guaçu e procuro colaborar voluntários que cuidam de animais abandonados e também tive e tenho oportunidade de apoiar voluntários que preparam alimentação para pessoas em situação de rua; Reforço que meu gabinete esta aberto para atender esses voluntários e apoiar no que puder.
   Como parlamentar tenho algumas matérias legislativas em andamento e outras já sancionadas pelo Prefeito, destacou:
Projeto de Lei nº 129/2023 – Que institui o mês Junho Vermelho, dedicado à realização de campanha de incentivo à doação de sangue, no âmbito do Município de Mogi Guaçu.
LEI 5495/2021 - Institui o Dia Municipal da Doação no Município de Mogi Guaçu.
LEI 5455/2021- Institui a Campanha Municipal de Incentivo a Doação de Cabelo às instituições que confeccionam perucas para Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer.
LEI 5707/2023 - Institui o Dia Municipal da Missão Calebe no município de Mogi Guaçu.


   Tratando sobre a missão CALEBE é um evento de iniciativa da Juventude Adventista do Sétimo Dia em toda a América do Sul. Trata-se de um programa voluntário, de serviço social que desafia os jovens adventistas a dedicarem suas férias a atividades humanitárias em localidades de alta vulnerabilidade social. O Projeto Missão Calebe, surgiu no interior da Bahia, quando um grupo idealizou que podia contribuir com a sociedade, bastando para isso ter a coragem e dedicação à missão idealizada. Atualmente é considerado um dos maiores projetos humanitários envolvendo adolescentes e jovens da comunidade adventista, reunindo centenas de milhares de participantes no Estado de São Paulo, no Brasil e em outras localidades.
   Em Mogi Guaçu, diversas ações são realizadas anualmente pelos Jovens Calebes, dentre elas recolta de alimentos para entidades assistenciais, visitas a asilos, hospitais, limpezas urbanas, inclusive em 2014 foi realizado uma mega limpeza do Jd. dos lagos, conforme link abaixo de reportagem da rede globo, https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/06/grupo-faz-mutirao-em-mogi-guacu-para-recuperar-parque-abandonado.html
   Estatística mostram que 54% Jovens Brasileiros querem ser Voluntários mas não sabem por onde começar. Meu trabalho como vereador é ajudar essas pessoas a se engajarem com trabalho voluntario, penso que Com este engajamento potencial muitas pessoas seriam ajudadas em nossa cidade, completou Dr. Fernandinho Marcondes.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp