13/07/2023 às 17h47min - Atualizada em 13/07/2023 às 17h47min

Senado aprova Dia Nacional dos Desbravadores, Mogi Guaçu já possui lei municipal desde 2021

Projeto de lei reconhece relevância e contribuição social do Clube para adolescentes e a sociedade

Em Mogi Guaçu já existe o Dia Municipal dos Desbravadores através da Lei de autoria do Vereador Dr. Fernandinho Marcondes
 
   A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 11 de julho, o projeto de lei 3936/19 que institui o Dia Nacional dos Desbravadores. Com a medida, o dia 20 de setembro integrará o calendário oficial do País. A etapa seguinte para que o projeto se torne lei é a sanção do presidente da República. Por ter caráter terminativo, não precisará passar por nenhuma outra instância.
    Trata-se de um reconhecimento das autoridades quanto à relevância do cuidado, ensino e formação de jovens em todo o Brasil. Em sua exposição, o relator do projeto, senador Hamilton Mourão, reforçou a contribuição dada aos participantes desde a década de 1950. "Os clubes de Desbravadores enfatizam a importância da educação, da saúde e do serviço à comunidade. Estimulam o crescimento integral dos jovens, preparando-os para serem cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem-estar de todos”, ampliou.
   “Quero parabenizar a iniciativa da Câmara dos Deputados, através do deputado Tadeu Alencar, e relatoria do senador Hamilton Mourão. Acho que todos nós, em diferentes locais da Federação, acompanhamos o trabalho, a presença, a formação que vocês realizam e o auxilio à comunidade, com diferentes iniciativas”, elogiou a senadora professora Dorinha Seabra, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal. O projeto foi votado de forma unânime. 

Relevância social
   Atualmente, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai concentram 13.809 clubes e 369.613 desbravadores. Apenas no Brasil são 288.353 participantes. Manaus, por exemplo, é considerada a capital mundial dos desbravadores. Isso porque ela conta com 413 clubes.    Em seguida estão a cidade de São Paulo, com 362, e Salvador, com 187. Com a instituição da data, além da visibilidade, espera-se que mais clubes venham a nascer em todas as regiões do território nacional, possibilitando assim desenvolvimento físico, mental e espiritual para mais adolescentes.
   Em Mogi Guaçu já existe o Dia Municipal dos Desbravadores através da Lei de autoria do Vereador Dr. Fernandinho Marcondes e sancionada pelo Executivo a LEI N°5.446, DE 10 DE MARÇO DE 2021, que Inclui o Dia do Desbravador no Calendário Municipal de Mogi Guaçu.
   O Vereador acrescenta que o Clube de Desbravadores em Mogi Guaçu tem sido de grande ajuda social, só para recordar durante pandemia cerca de 4.000 marmitex foram distribuídas com apoio desses adolescentes. Eles executam campanhas sociais, tais como arrecadação e distribuição de alimentos, apoio ao projeto Quebrando o Silêncio que atua no combate a violência domestica, realizam diversos projetos educativos importantíssimas para nossa comunidade, protegendo e ensinando os juvenis e adolescentes.

 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp