Carlos Jorge O. Pacobello é pastor por vocação e chamado O texto de Zacarias tem um significado profético, e toda profecia é pedagógica, toda profecia vem para ensinar, para preparar, para exortar, para preparar o caminho para o futuro!
Zorobabel, o governador de Jerusalém estava enfrentando um problema grave!
Neemias é o primeiro a voltar para verificar o estado de Jerusalém, principalmente dos muros, depois da reconstrução deles, o povo volta, liderados por Zorobabel, e logo em seguida Esdras, para juntos, com Ageu e Zacarias, reedificarem o templo.
Zorobabel enfrentava uma crise, pois ele era dos descendentes de Davi e deveria ser coroado Rei de Judá, mas era apenas o governador da Pérsia em Jerusalém.
Tinha uma difícil missão, reedificar o templo de Salomão!!! Oh! Que comparação terrível! Que carga imensa sobre seus ombros! Que injustiça com Zorobabel.
Imaginemos a ansiedade de Zorobabel em reconstruir um templo 70 anos depois de sua destruição, aquele templo que tinha a maior suntuosidade que poderia existir no passado, não comparada, sequer às obras do Egito, nem da Babilônia, aliás, cidade em que eles haviam nascido!
Zorobabel está em crise! Zorobabel está ansioso! Zorobabel está desesperado!
Zorobabel está sem esperança! Zorobabel enxerga sua desgraça ao não cumprir corretamente sua missão de reconstruir a beleza e a glória do templo...
Quantos de nós estamos, exatamente com estes mesmos sintomas...
Quantos de nós não nos julgamos capazes de realizar aquilo que nos foi confiado...
Quantos de nós não estamos ansiosos porque as coisas não acontecem como nós queremos!
Quantos de nós não estamos desesperados porque pessoas ao nosso redor não nos escutam!
Quantos de nós não estamos desesperados porque pessoas ao nosso redor não estão fazendo as coisas direito, estão indo para o fundo do poço, e não enxergam!
Quantos de nós estamos sem esperança em alguém, com alguma situação, com o nosso casamento, com o nosso amor, com o nosso futuro!!!!
QUANTOS DE NÓS ESTAMOS AO PONTO DE PARTIR PARA A FORÇA, NÃO NO SENTIDO DE VIOLÊNCIA FÍSICA, MAS DE EXPOR NOSSOS SENTIMENTOS, NOSSAS VERDADES, NOSSAS OPINIÕES, NOSSA EXPERIÊNCIA...
Quantos de nós não estamos querendo fazer o papel de Deus na vida das pessoas...
Quantas vezes Deus
está trabalhando DO sofrimento, na dor, no problema, na prisão, na fogueira, na fornalha, na tempestade
e nós clamando para ele tirar DO sofrimento, a dor, o problema, a prisão a fogueira, a fornalha, a tempestade!!!
QUEREMOS FAZER O PAPEL DE DEUS! QUEREMOS RESOLVER O QUE DEUS JÁ ESTÁ RESOLVENDO! MIMAMOS DEMAIS NOSSOS FILHOS, E QUANDO ELES ESTÃO NO MEIO DO PROBLEMA PARA DEUS FAZER O QUE NÓS NÃO FIZEMOS, QUEREMOS LIVRÁ-LOS, QUEREMOS TIRÁ-LOS DA PEDAGOGIA DE DEUS!!!! Quando Deus julga a casa de Eli, aqueles que desprezaram o temor ao Senhor, Deus diz:
I Sm. 2: 30:
(...) porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados (...) SE HONRARMOS A DEUS NO PROBLEMA, NA TRIBULAÇÃO, NA TEMPESTADE, ELE NOS HONRARÁ!!
Se aprendermos com o problema, com a tempestade Deus vai nos honrar!!!!
Zorobabel estava na mesma situação, e Deus falou com Ele como fala conosco hoje: NÃO É POR FORÇA, NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO MEU ESPÍRITO!!!!
Não é pela força do braço! Não é pela força do sentimento! Não é pela força do amor, mas é pelo ESPÍRITO DE DEUS!!!!
Provérbios 3:12:
Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. A repreensão tem diversas formas, diversas estratégias, diversas pedagogias!
Zorobabel tinha uma missão impossível, mas Deus lhe garantiu que não seria com suas forças, com sua inteligência, com seus recursos, mas ERA PELO ESPÍRITO DE DEUS!!!!
E o que Deus disse em
Ag. 2: 8,9???
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. ENTÃO A QUESTÃO QUE FICA É: COMO ESPERAR? COMO NÃO FICAR ANSIOSO? COMO NÃO COLOCAR O SENTIMENTO NA FRENTE, O AMOR NA FRENTE??? 1º - MANTENDO OS RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS! Quero emprestar a mensagem de quarta-feira: Relacionamentos...
Quando agimos de acordo com Mt. 18 estamos deixando o Espírito Santo agir!
Estamos deixando a força, a violência de lado para deixar o Espírito Santo fazer!!!
1.1) - Sendo como crianças, sinceros e dependentes de Deus;
1.2) - Cuidando daqueles que se perderam;
1.3) - Quando lidamos com as ofensas e as pessoas que nos ofenderam como Jesus nos ensinou:
Chamando para mostrar o que aconteceu.
Chamando para mostrar o que aconteceu com testemunhas;
Chamando para mostrar o que aconteceu com a igreja envolvida
Deus não tocando mais no assunto e não aprofundando o relacionamento,
1.4) - PERDOANDO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS...
QUANDO ASSIM AGIMOS ESTAMOS DANDO ESPAÇO PAR AO ESPÍRITO SANTO AGIR! QUANDO ASSIM AGIMOS ESTAMOS PERMITINDO QUE O ESPÍRITO SANTO FAÇA COM A PEDAGOGIA DE DEUS!! COMO NÃO FICAR ANSIOSO? COMO NÃO COLOCAR O SENTIMENTO NA FRENTE, O AMOR NA FRENTE??? 2º USANDO A ARMADURA DE DEUS! 2.1) – cinturão da verdade – em todas as circunstâncias...
2.2) - couraça da justiça – o caráter justo de Cristo em nós;
2.3) - escudo da fé – os dardos querem enfraquecer nossa mente...
2.4) - capacete da salvação – Satanás não pode controlar nossa mente.
2.5) - Espada do Espírito – ela nos faz derrotar as trevas!
POQUE USAR A ARMADURA? Porque a força e o poder vêm de Deus e não de nós –
Ef. 6: 10; A energia para lutar –
Ef. 6:18; O encorajamento para lutar –
Ef. 6:-21-23 – Comunhão com a igreja.
CONCLUSÃO: O que tudo isso tem a ver com a ceia do Senhor?
Para que estes elementos “façam efeito” espiritual em nós, temos que parar de agir com nossas forças!
Para que estes elementos “façam efeito” espiritual em nós, temos que agir, nos relacionamentos como a Bíblia nos ensina e não como nós sentimos...
Para que estes elementos “façam efeito” espiritual em nós, precisamos: VIVER COM TODA ORAÇÃO E SÚPLICAS ORANDO EM TODO O TEMPO NO ESPÍRITO E PARA ISSO VIGIANDO COM TODA PERSEVERANÇA E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS.