Carlos Jorge O. Pacobello é pastor por vocação e chamado Tentemos nos colocar no lugar de uma pessoa que vive uma tragédia...
Talvez alguns de nós já tenha enfrentado, na pele uma situação de tragédia na família...
Não falo de uma doença, um divórcio, a morte de um ente querido, fatos estes que, na verdade são tragédias...
Falo de, por exemplo um pedófilo identificado na família, um estuprador, um criminoso em nosso círculo mais próximo... uma pessoa que era admirada, mas seus crimes vêm à tona... Tragédias de proporções épicas!
Difíceis de serem vividas, digeridas, aceitas...
Falando em tragédias, quero falar de uma tragédia que, em menor ou maior proporção causa desconforto, revolta, negação, entre outros sentimentos... sabe qual é esta tragédia? A CRÍTICA!!!!
Ex. 18:17: Não é bom o que fazes!
Jetro só queria ajudar o genro! Jetro só queria tirar o peso das costas de Moisés, Jetro só queria que o Moisés tivesse um pouco de compaixão com o povo...
Então criticou a forma como o genro estava fazendo... aliás... Genro???? Filho de Deus, escolhido de Deus, Deus falava com ele, Deus o ouvia... não era um simples genro...
Olhando humanamente, Jetro correu um grande risco, porque estava falando com um homem que, ao ver um soldado abusando de um hebreu, tratou de matá-lo, imagine o que poderia fazer com um “velho intrometido”.
Tudo o que está escrito na bíblia é para nossa edificação! Então esta história nos traz uma edificação...
Moisés poderia ter recusado a crítica, poderia ter ficado remoendo a crítica, poderia ter expulsado Jetro de seu convívio, porque, afinal, Moisés era o homem que Deus falava com ele...
E É EXATAMENTE ISSO QUE DEUS QUER NOS ENSINAR NESTA MANHÃ... COMO NÃO LIDAR COM AS CRÍTICAS E ANALISÁ-LAS COM BONS OLHOS! EXATAMENTE ISSO, NA CRÍTICA PODE HAVER VERDADE! Muitas vezes Deus permite as críticas, as tragédias, muito mais do que um aprendizado ou uma forma de se cumprir:
tudo colabora para o bem dos que amam a Deus... Muitas vezes Deus permite que as críticas cheguem até nós muito mais que uma forma de obedecermos a Deus!
ERA VERDADE O QUE JETRO ESTAVA DIZENDO À MOISÉS? Claro que era!!!
Se Moisés tivesse enxergado as críticas como algo ruim, ele teria tomado decisões humanas e equivocadas!
ASSIM TEMOS A PRIMEIRA LIÇÃO SOBRE AS CRÍTICAS: 1)-NÃO AS JOGUE FORA! Mesmo a crítica maliciosa, invejosa, perniciosa, feita por pessoas carnais, mal-intencionadas, pode ter um fundo de verdade...
Sugestão para quando recebemos críticas: ORAÇÃO! Isso mesmo vá orar pela crítica que você recebeu, como eu disse, elas podem ter um fundo de verdade, de razão!
A crítica de Jetro não era motivada por outra coisa que livrar Moisés dos problemas, mas humanizar uma situação do povo e do próprio genro. DEUS PERMITE A CRÍTICA PARA TRABALHAR EM NOSSO CORAÇÃO! Ex. 18: 24 – Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo o que este lhe dissera.
Pv. 13:18: quem guarda a reflexão será honrado!
SEGUNDA LIÇÃO SOBRE AS CRÍTICAS: NÃO DURMA COM ELAS! Ef. 4:26: não se ponha o sol sobre a vossa ira!
Por que a Bíblia nos dá este conselho? Porque a crítica tem um potencial gigantesco de gerar ansiedade em nossa alma.
Por isso a oração é tão importante! Por isso a comunhão com Deus e o ouvir Deus é tão importante quando somos criticados, pois, repito, elas podem, em determinadas situações, serem verdadeiras.
TERCEIRA LIÇÃO SOBRE AS CRÍTICAS: NÃO SE TORNE CRÍTICO DE SEUS CRÍTICOS: As pessoas que mais criticam, são aquelas que foram mais criticadas!
Prv. 19:11 – Sábio é quem consegue controlar seu gênio, e sua grandeza está em ser generoso e perdoador com quem o ofende!
I Pe. 2: 21 a 23: Coloque as críticas aos pés do Senhor e feche a ferida! Deus usa as críticas para nos curar!
Deus usa as críticas para nos abençoar, no que se refere à reflexão, à humildade de aceitar que erramos!
- NÃO IGNORÁ-LAS;
- NÃO DORMIR COM ELAS;
- NÃO SE TORNAR UM CRÍTICO DE SEUS CRÍTICOS!
A maneira como Deus nos ensina a lidar com as críticas!
A CRÍTICA SÓ É PERNICIOSA SE NÃO APRENDERMOS COM ELA!
A TRAGÉDIA SÓ É TRAGÉDIA SE NÃO APRENDERMOS COM ELA!
Reconhecer o erro é sabedoria! Tiago 3:02 diz que todos tropeçamos de várias maneiras.
POR ISSO A HUMILDADE E O RECONHECIMENTO SÃO PRIMORDIAIS!
CONCLUSÃO: Na escola da vida ninguém se gradua! Somos eternos aprendizes!
A cada estágio que avançamos e quanto amis aprendemos, mais temos a aprender!
Sábio é aquele que sabe que quase nada sabe!
Quanto amis aprendemos mais noção temos e que estamos apenas arranhando o conhecimento!
POR ISSO OS TRÊS PASSOS SOBRE AS CRÍTICAS QUE DEUS NOS ENSINOU ESTÃO TÃO SINTONIZADOS COM A VERDADE DA SABEDORIA E DO CONHEIMENTO, QUE O SENHOR HOJE, QUER NOS ENSINAR A LIDAR COM ESTA TRAGÉDIA QUE CHAMAMOS DE CRÍTICA, QUE, RECEBIDA DA MANEIRA CORRETA SE TONRA UM APRENDIZADO, UMA LIÇÃO DE HUMILDADE E SABEDORIA... Você foi criticado? ORE! PERGUNTE AO SENHOR SE A PESSOA ESTÁ CERTA!
Você foi criticado? ORE! E SEJA HUMILDE PARA VERIFICAR SE ESTÁ ERRADO!
Você foi criticado? ORE! E CALE-SE, NÃO SE TORNANDO OUTRO CRÍTICO!
MAS PASTOR E SEU EU ESTIVER CERTO? Se você estiver certo a crítica não pode ter nenhum efeito sobre você!
Se for mentira, o crítico é quem está errado e não vai lhe afetar pois é uma mentida!
Se for verdade, ele está falando a verdade e você precisa se consertar, e seguir em frente!
Filipenses 4:8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Quem lhe criticou esta semana? Como você recebeu estas críticas?
Quem tem lhe criticado ultimamente?
É decepcionante? Não deve ser! A decepção nos desarma e Paulo nos ensina a viver como se estivéssemos numa batalha, e a decepção nos distrai! E somos atacados pelas trevas!
Deixe Deus curar suas emoções relativas às críticas!
Deixe Deus curar as motivações de sua mente, de seu coração!