16/06/2023 às 11h32min - Atualizada em 16/06/2023 às 11h32min

Dr. Fernandinho Marcondes reforça cuidados com Febre Maculosa

Dr. Fernandinho protocolou duas indicações ao Executivo com intuito de garantir segurança dos munícipes em relação aos cuidados com a Febre Maculosa
   O número de casos confirmados de morte por febre maculosa em pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida chegou a quatro nesta quinta-feira (15/6). O local é apontado pela Secretaria de Saúde de Campinas como o foco do surto da doença. As quatro vítimas foram até o local no último dia 27, durante um evento que reuniu cerca de 3,5 mil pessoas.
   Segundo a Prefeitura de Campinas duas pessoas ainda estão internadas com suspeita da doença. As duas passam bem e aguardam resultado de análises biológicas enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar se estão com febre maculosa.
   Para esclarecer sobre a doença e seus riscos, conversamos com o Dr. Fernandinho Marcondes, que explicou que a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e com gravidade variável. Ela pode se manifestar de forma leve e atípica ou se apresentar de maneira grave, com uma alta taxa de letalidade. A doença é causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.
   Entre os principais sintomas da febre maculosa estão febre alta e súbita, cefaleia, hiperemia conjuntival, dor muscular e articular, mal-estar, dores abdominais, vômito, diarreia e exantema.
   Durante os meses de junho a novembro, a infestação ambiental por ninfas do carrapato estrela é mais elevada. Vale ressaltar que o ciclo de vida do carrapato inclui as fases de ovo, larva, ninfa e adulto.
 
MODO DE TRANSMISSÃO
   Picada do carrapato infectado pela bactéria do gênero riquétsia (Rickettsia rickettsii e Rickettsia parkeri). Há também a possibilidade de que a transmissão da bactéria ocorra no momento em que os carrapatos infectados e aderidos à pele dos hospedeiros forem retirados com as mãos desprotegidas, além do habito que se tem de esmagá-los com as unhas, ação que pode expor o homem à hemolinfa dos carrapatos infectados provocando a transmissão do patógeno (FACCINI-MARTINEZ et al., 2014).
   Os principais fatores de risco que aumentam as chances de se contrair a infecção por Febre Maculosa são:
Viver em uma área onde a doença é comum, como locais rurais ou arborizados.
Convivência com cachorro, cavalo ou outros animais domésticos que estejam exposto ao carrapato.
Se um carrapato infectado se prender à sua pele, é possível contrair febre maculosa ao remover o carrapato, pois o fluido do carrapato pode entrar no seu corpo por meio de uma abertura como o local da picada.
   Para diminuir os riscos de infecção, em caso de exposição a carrapatos, siga os seguintes passos:
Ao remover um carrapato da sua pele, use uma pinça para agarrá-lo e remova-o cuidadosamente.
Trate o carrapato como se estivesse contaminado: mergulhe-o em álcool ou jogue no vaso sanitário.
Limpe a área da mordida com anti-séptico.
Lave bem as mãos.
 
TRATAMENTO
A precocidade na introdução do antibiótico específico, determinará o sucesso no tratamento. O antimicrobiano recomendado pelo Ministério da Saúde, de primeira escolha é Doxiciclina em todos os casos suspeitos de infecção pela Rickettsia rickettsii e de outras riquetsioses, independente da faixa etária e da gravidade da doença e na impossibilidade de sua utilização oral ou injetável, preconiza-se o cloranfenicol como droga alternativa. Importante lembrar que inicia-se o tratamento na suspeita, não se espera a confirmação laboratorial, reforça Dr. Fernandinho Marcondes.
Como vereador de Mogi Guaçu Dr. Fernandinho Marcondes também protocolou duas indicações ao executivo municipal com intuito de garantir segurança dos munícipes em relação ao assunto. Indicação 2699/2023 Indica que seja realizado mapeamento dos locais com maior risco de contaminação por carrapato no município de Mogi Guaçu. Indicação 2700/2023 Indica que seja realizada pela Secretaria Municipal competente uma campanha de combate ao carrapato, bem como orientações a população sobre febre maculosa município de Mogi Guaçu.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp