09/06/2023 às 09h21min - Atualizada em 09/06/2023 às 09h21min

Junho Vermelho – Mês de Conscientização para Doação de Sangue, Dr. Fernandinho reforça a importância de se doar sangue

Vida em suas Veias: Dr. Fernandinho reforça a importância de doar sangue
   A campanha Junho Vermelho realizada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo incentivar a doação voluntária de sangue em todo o Brasil, visando manter os estoques dos hemocentros abastecidos. A campanha é realizada desde 2015 para combater a ausência de bolsas de sangue, que afeta especialmente cirurgias cardíacas, oncológicas, de pacientes crônicos submetidos à quimioterapia e diversas doenças hematológicas.
   A quantidade máxima retirada em uma doação é de 450 ml. Vale ressaltar que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, e a falta de reserva nos bancos de sangue pode levar ao adiamento de cirurgias.
   Cada indivíduo pode doar sangue várias vezes ao longo do ano, porém, existem limites. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
   O sangue doado nos hemocentros é fracionado e enviado aos hospitais e pacientes que necessitam. Após o fracionamento, são obtidos quatro hemocomponentes principais: concentrado de hemácias (CHM), concentrado de plaquetas (CP), plasma fresco congelado (PFC) e crioprecipitado (CRIO). Cada um desses componentes é utilizado para diferentes finalidades no tratamento de pacientes.
   Os requisitos básicos para doação incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e, para menores de 18 anos, apresentar o consentimento formal dos pais. É necessário também apresentar uma identificação oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte.
   No dia da doação, é recomendado dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores, alimentar-se bem e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Deve-se aguardar pelo menos duas horas após o almoço para doar sangue.
   Há também uma série de impedimentos temporários, como ter gripe, resfriado ou febre, estar grávida, no pós-parto ou amamentando, ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses, entre outros. Além disso, há impedimentos relacionados a certos procedimentos cirúrgicos e transfusões de sangue, bem como exposição a situações de risco de infecções sexualmente transmissíveis.
   Iniciando processo de orientações sobre doação de sangue, na segunda feira 05 de Junho o vereador Dr. Fernandinho realizou uma entrevista com SINDICU afim de orientar aos funcionários públicos a importância de doar sangue, a entrevista completa você já pode assistir no YouTube SindiçuOficial, e durante todo mês nas redes sociais do vereador haverá postagens sobre o assunto.
Infelizmente muitas pessoas só lembram de doar sangue quando um familiar precisa, nosso objetivo é influenciar a doação espontânea mantendo assim os hemocentros abastecidos durante ano todo acrescenta o vereador.
   A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%.
   Em Mogi Guaçu temos o projeto Vida por Vidas no qual sou médico voluntario. O projeto desde 2012 tem realizado Campanhas de Doação de Sangue e incentivando a população a se tornarem doadores. Em média em cada campanha são coletadas 150 bolsas e cadastrados 40 novos doadores.
   A próxima campanha de coleta de sangue do projeto ocorrerá no sábado em 15 de Julho na Faculdade Maria Imaculada, mas você também pode doar todos os dias da semana no Hemocentro Unicamp, Hemocentro em São João da Boa Vista.
   Os doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até quatro pacientes diferentes.
   Lembre-se cada gota importa, Doe Sangue e Salve Vidas.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp