03/05/2023 às 06h27min - Atualizada em 03/05/2023 às 06h27min

GRATIDÃO RECONHECIMENTO DE UMA DÍVIDA

TEXTO BASE: Salmo 08: 01-09.

Carlos Jorge O. Pacobello é pastor por vocação e chamado
 INTRODUÇÃO:
A cerca de 30 dias o livro dos salmos estão pulsando em me coração... Não avancei na quantidade de leitura, mas sim na qualidade e na profundidade de cada um deles...
Podemos afirmar claramente que transmitem muito mais sabedoria que o livro dos provérbios, de Eclesiastes e Cânticos, não pela quantidade de material escrito, mas sim pela qualidade de suas palavras e ensinamentos...
Esta verdade deve-se ao período em que eles foram escritos: temos salmos de Moisés, de Davi, de Asaph, de Coré, muitos anônimos...
Foram escritos, desde os tempos anteriores a Davi, até pós-exílio. Alguns foram compilados por reis e seus escribas... O período varia em até 1000 anos...
Mas, afinal, o que são os Salmos?
A EXPRESSÃO DA GRANDEZA, DO PODER, DA AUTORIDADE DE DEUS SOBRE UMA NAÇÃO, E A GRATIDÃO A ESTE DEUS PELAS PALAVRAS DE SEUS ESCRITORES!
Os salmos, em geral exaltam o que Deus fez a eles, agradece a Deus pelos seus feitos, desde os livramentos em guerras, em eventos naturais, como pela beleza da natureza que os rodeava... (as florestas, o relevo, as águas).
Eles trazem histórias, cultura de um povo e até profecias, como o Salmo 22 por exemplo.
Numa época sem tecnologia eletrônica, a poesia, os contos e as músicas eram a expressão máxima da cultura de um povo.
Existem salmos cantados no templo, existem salmos cantados durante as festas, existem salmos cantados durante as romarias em direção à Jerusalém, existem salmos intimistas, existem salmos de confissão de pecados...
Tudo isso com melodia! Tudo isso com instrumentos musicais, tudo isso para expressar a Deus todos estes sentimentos.
O SALMO 08:
Este salmo foi escrito para ser cantado no templo durante celebrações, cultos e reuniões.
Senhor Nosso Soberano Deus!!!!
MUITAS PALAVRAS ORIGINAIS FORAM TRADUZIDAS (PODEM TRAZER UM SINÔNIMO), OUTRAS TRANSLITERADAS (REFLEEM EXATAMENTE O SENTIDO ORIGINAL).
Vs. 01-A: Soberano Deus= aquele que governa nossa vida!
Vs. 01–B: Glória cantada acima dos céus – Os anjos se encarregam desta canção...
Vs. 02: Pela boca das crianças – o simples louvor dos mais fracos agrada a Deus...o simples reconhecer o poder de Deus já o agrada demasiadamente....
Vs. 3: Cada detalhe Deus cuidou demonstrando seu amor para quem Ele construiu o mundo: nós, seres humanos, Sua imagem e semelhança...
Vs. 4: Homem= Fraco. Filho de Adão= pecador.
Vs. 05-09- Mesmo sendo fracos e pecadores, Deus deixou toda a criação sob nossa responsabilidade...
QUAL A LIÇÃO QUE DAVI DEIXA NESTE SALMO?
Deus é o que governa nossa vida, os anjos cantam esta verdade para Deus, no céu, Ele se agrada do louvor dos fracos, ou seja, aqueles que se reconhecem fracos e pecadores, mas que reconhecem que receberam a responsabilidade de cuidar da criação.
NÓS SOMOS PECADORES, MAS ELE NOS AMA E NOS DÁ SUA HERANÇA: A TERRA E A SALVAÇÃO, SE RECONHECERMOS NOSSA FRAQUEZA E NOSSO PECADO!!!
Este reconhecimento de fraqueza, é um sentimento de dívida que temos com Deus, por Ele nos dar Sua vida, Sua herança e Responsabilidade!
OS SALMOS EXISTEM PARA LOUVAR A GRANDEZA DE DEUS E MOSTRAR NOSSA PEQUENÊS E FRAQUEZA DIANTE DELE.
Lucas 07-36-47: Jesus dá uma lição sobre o tema geral dos Salmos.
 
RESUMO DA HISTÓRIA E PARÁBOLA...
Quem não tem capacidade de perceber o amor, o arrependimento, a mudança de vida pensa como o fariseu Simão (vs. 39).
Vs. 44-46: E Jesus propõe uma parábola e dela dá uma lição sobre amor:
Vs. 47: O verso e a lição central: Quem demonstra muito amor, é porque reconhece seus muitos pecados...
O que Jesus quer nos ensinar nesta manhã é a dimensão do versículo 47.
Não se trata de quantidade de pecado, não se trata de quantidade de acertos, não se trata de quanto se viveu no pecado e no caminho da morte:
SE TRATA DE QUANTO NOS SENTIMOS PECADORES.
SE TRATA DE QUANTO RECONHECEMOS QUE SOMOS PECADORES
SE TRATA DE SABERMOS A DIMENSÃO DE NOSSOS PECADOS!
SE TRATA DE ENTENDER QUE EU E VC, EMOCIONALMENTE, DEVEMOS NOS ENCONTRAR NUM LUGAR ONDE O CONSTRANGIMENTO FALA TÃO ALTO QUE NOS SENTIMOS DEVEDORES DE GRATIDÃO A DEUS QUE NOS SALVOU DAS TREVAS E DO PECADO.
O menino que nasceu na igreja que nunca se envolveu com nenhum tipo de imoralidade, que nunca foi desonesto, se não receber Jesus como Senhor e Salvador de sua vida irá para o mesmo inferno que o mais imoral dos pecadores!
JESUS SALVA AQUELES QUE O RECONHECEM COMO SENHOR E SALVADOR DE SUAS VIDAS E QUANDO RECONHECEMOS ISSO SABE O QUE ACONTECE?
II Co. 5:14: o amor de Cristo nos constrange, e se um morreu por todos, logo todos morreram.
E os que agora vivem, não podem mais viver para si   mas por aquele que morreu e ressuscitou.
ESTA DEVE SER NOSSA RESPOSTA CONTÍNUA CHAMADA DÍVIDA DE GRATIDÃO, CONSIÊNCIA DE GRATIDÃO.
Quando entendemos a dívida de gratidão entendemos o vs. 47 de Lucas 7:
Quem tem mais consciência da dívida é quem tomou posse de maior perdão e mais amor!
Quem tem menos consciência da dívida de gratidão tomou posse de menos perdão e menos amor!
 
Aí entendemos o que Paulo afirmou em I Tm. 1:15: Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Paulo era irrepreensível em sua vida, mas ele entrou num lugar profundo de arrependimento e ficou consciente da dívida de gratidão que ele tinha para com Jesus.
 
CONCLUSÃO:
2 Pedro 1:9: Pois aquele que não tem estas coisas é cego, vendo só o que está perto, e se esqueceu da purificação dos seus antigos pecados.
CEGUEIRA É NÃO MENSURAR OS PECADOS E NÃO RECONHECER O TAMANHO DA GRAÇA.
Quando Jesus nos ensinou a celebrar a ceia, era para que nos recordássemos o quanto custou nossa salvação e para manter nosso coração consciente do que Ele fez, para que pudéssemos dar, sempre, a Cristo uma resposta de gratidão.
 
Apocalipse 5:12,13: proclamando com voz forte: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.”
Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: “Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre.”
O TEMA DA ADORAÇÃO NO CÉU SERÁ A OBRA DE JESUS POR NÓS.
 
CONCLUSÃO:
EU QUERO DESAFIAR VOCÊ A PARAR AGORA E PENSAR NO QUE ELE FEZ POR VOCÊ!!
QUE O ESPÍRITO SANTO TIRE A CEGUEIRA DOS SEUS OLHOS ESPIRITUAIS PARA QUE VOCÊ VEJA ONDE ESTAVA E QUE VC NUNCA SAIRIA DESTA CONDIÇÃO SEM O SACRIFÍCO DE JESUS
POIS, QUANDO COMPREENDEMOS O TAMANHO DA DÍVIDA QUE TÍNHAMOS PODEREMOS MENSURAR O TAMANHO DO PERDÃO E SÓ ISSO PRODUZIRÁ A RESPOSTA, À DÍVIDA DE GRATIDÃO.
QUE O MEU E SEU CORAÇÃO HOJE SEJAM AGRADECIDOS E NOSSA VIDA DE AMOR À JESUS SEJA MAIS DO QUE UM ESFORÇO, MAS SEJA O RECONHECIMENTO DE NOSSA DÍVIDA DE GRATIDÃO!
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp