26/04/2023 às 14h47min - Atualizada em 26/04/2023 às 14h46min
Saúde promove Dia D de vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza no sábado, dia 29 de abril
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu realizam no sábado, 29 de abril, o Dia D de vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza (grupos prioritários). Sem a necessidade de agendamento, a ação acontecerá nas unidades de saúde do Guaçu Mirim, Zona Norte, Zaniboni I, Ypê Pinheiro, Martinho Prado Júnior e Chácaras Alvorada no período das 8h às 15h30.
A vacinação contra o coronavírus será com doses da Pfizer Bivalente para os idosos acima de 60 anos, pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão, grávidas e puérperas (até 45 dias de puerpério), profissionais da saúde e indivíduos com idade acima de 18 anos. Para receber a imunização, é preciso ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses. A ação incluiu ainda a vacinação dos bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e de crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal há quatro meses.
Neste dia, também será realizada a imunização contra a Covid-19 de livre demanda para pessoas a partir de 12 anos de idade. “A população precisa se conscientizar que a imunização contra a Covid-19 é uma batalha diária de todos nós. Por isso, todas as pessoas com doses em atraso também podem procurar uma das unidades de saúde que participarão da ação e, assim, atualizar o esquema vacinal”, explicou a enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme.
Influenza
Já a vacinação contra a gripe será destinada para os grupos prioritários que incluem as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias de puerpério); povos indígenas; trabalhadores da Saúde; professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento; membros das Forças Armadas; portadores de doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros categoria D e E.
A vacina contra a gripe é trivalente e protege contra três cepas do vírus influenza: Influenza A, H1N1 e H3N2 e Influenza B. “A vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário, então, quanto mais cedo a dose for feita mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção”, comentou a enfermeira.
Dia D de Vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza
Sábado, 29 de abril, das 8h às 15h30
UBS Guaçu Mirim
UBS Zona Norte
UBS Zaniboni I
USF Ypê Pinheiro
UBS Martinho Prado Júnior
USF Chácaras Alvorada
Campanha de Vacinação contra a Covid-19
Dose de reforço da Pfizer Bivalente
– Pessoas a partir de 60 anos idade
– Pessoas a partir de 18 anos
– Indivíduos imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade
– Grávidas e Puérperas
– Profissionais da Saúde
Adultos
– 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos
– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos
– Livre demanda 1ª, 2ª, 3ª a partir de 12 anos
Crianças
Bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias
Reforço em crianças de 5 a 11 anos de idade
Campanha de Vacinação contra a Influenza
Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
Idosos a partir de 60 anos
Gestantes e puérperas (até 45 dias de puerpério)
Povos indígenas
Trabalhadores da saúde
Professores
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Membros das forças armadas
Portadores de doenças crônicas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros categoria D e E