Por meio do Decreto nº 26.616, a Prefeitura de Mogi Guaçu prorrogou o prazo de pagamento da primeira parcela e o da cota única com desconto à vista de 8% do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2023 e da Taxa de Coleta de Resíduos. As datas de pagamento ficaram para os dias 17, 18, 19 e 20 de maio, de acordo com o número de inscrição imobiliária do imóvel do carnê do contribuinte. O decreto completo está disponível para consulta da população no Diário Oficial do Município.
O contribuinte que quiser dividir o pagamento do tributo em nove parcelas, sem desconto, terá a primeira parcela vencendo entre os dias 17 e 20 de maio. Porém, as demais parcelas não vão sofrer alteração na data de pagamento, por isso, serão duas no mês de maio (1ª e 2ª). E o cidadão que optar pela parcela única com 8% de desconto à vista deverá efetuar o pagamento até o período estipulado do próximo mês.
O secretário de Finanças, Paulo Roberto Campos Vallim, informou que o adiamento foi necessário por conta do atraso da entrega dos carnês pelos Correios. “Porém, os contribuintes também têm a opção de pagamento via internet que já está disponível para a população desde o dia 22 de março”, ressaltou.
O contribuinte que quiser os boletos pela modalidade virtual deve entrar no link
https://www.mogiguacu.sp.gov.br/home.html, clicar na aba Serviços, depois em IPTU, para assim, ter acesso a 2ª via das parcelas e imprimir para o pagamento.
Para realizar o pagamento de forma online, o cidadão deve estar munido com a informação do número de cadastro municipal do imóvel. Este dado fica disponível na capa de carnê de IPTU, do lado direito do nome e endereço do contribuinte. A inscrição imobiliária do imóvel deve ser digitada sem traços, com as duas iniciais maiúsculas e mais os 12 dígitos numéricos. Exemplo: NE123456789000.
“O valor pago pelo IPTU retorna em investimentos para a cidade, nos mais diferentes setores, como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, comentou o secretário.
Pagamento Os pagamentos poderão ser realizados por meio de caixa eletrônico, bancos 24 horas, internet banking, além dos correspondentes bancários (Casas Lotéricas e Casas Bahia) até a data de vencimento. Após o vencimento, recomenda-se a atualização do boleto por meio do Portal da Prefeitura, em
www.mogiguacu.sp.gov.br, ou presencialmente, no Departamento de Arrecadação, instalado no Paço Municipal.
Emissão online do IPTU 2023 passo a passo:
1) Entrar no link
https://www.mogiguacu.sp.gov.br/home.html, clicar na aba Serviços, depois em IPTU, para assim, ter acesso a 2ª via das parcelas.
2) Digitar a inscrição imobiliária do imóvel, sem traços, com as duas iniciais maiúsculas e mais os 12 dígitos numéricos. Exemplo: NE123456789000.