Aprovado Projeto de Lei que cria campanha para conscientização sobre uso de fones de ouvido no trânsito

Por
2 Min

Vereadora Judite propõe campanha para conscientizar sobre perigos do uso de fones de ouvido no trânsito em Mogi Guaçu

   Na última segunda-feira, 17, a Câmara Municipal de Mogi Guaçu aprovou o Projeto de Lei nº 9/2023, que institui a Campanha Permanente de Conscientização sobre os riscos do uso de fones de ouvido no trânsito por motociclistas, ciclistas e pedestres no município. A autoria do projeto é da vereadora Judite de Oliveira. A campanha prevê a realização de palestras, simpósios, distribuição de materiais informativos e divulgações em redes sociais e televisão nas repartições públicas por meio de vídeos institucionais, além da realização de parcerias entre instituições públicas e privadas. A ideia é conscientizar a população, principalmente os jovens, de que o uso de fones de ouvido no trânsito pode acarretar sérios acidentes, com consequências fatais, principalmente para motociclistas, ciclistas e pedestres.    A vereadora Judite de Oliveira apontou em sua justificativa uma pesquisa realizada pela montadora Ford, que conduziu um experimento com 2000 pessoas para medir o tempo de reação em situações de trânsito. Foi verificado que pessoas que utilizavam fone de ouvido demoravam mais de 4 segundos para identificar possíveis perigos no trânsito. Dos entrevistados, 56% declararam já ter se envolvido em acidentes de trânsito, sendo que 27% destes usavam fones de ouvidos.
   "Creio que é vital conscientizar a população, em especial os jovens, de que o uso de fones de ouvido no trânsito pode acarretar sérios acidentes, com consequências fatais, principalmente para motociclistas, ciclistas e pedestres", pontuou a vereadora.