INTRODUÇÃO Nossa vida é norteada por paradigmas, isto é, desde pequeninos queremos ser como alguém. Já quisemos ser como nosso pai, nossa mãe, nosso professor ou professora, já quisemos ser como os heróis da TV, já quisemos ser heróis de novela. Quem nunca quis ser o
Superman, o Flash Gordon, ou mesmo
Lucky Skywalker ou Wolverine. Dentro dessa premissa, vemos também muitos que se tornaram aquilo que viram durante a infância, bandidos, criminosos, drogados, viciados, delinquentes, homicidas etc.
Este é o padrão do mundo!
Jesus veio exatamente para quebrar este padrão. O próprio Velho Testamento mostra um padrão: a lei. E os homens do Velho Testamento se digladiaram entre si para manterem firme o padrão da Lei.
Jesus veio para transformar esse padrão do mundo. Veja Jesus não veio para que não vivêssemos mais por paradigmas, por exemplos, mas sim para mudar estes exemplos, e Ele venceu o mundo exatamente para mostrar que Ele deveria ser o paradigma que todo ser humano deveria seguir.
Os discípulos e apóstolos creram nisso e começaram a viver um novo padrão de vida, tanto é que Deixaram suas profissões para seguir a nova vida que Jesus lhes propusera e começaram a aprender com Jesus a nova forma, o novo padrão de viver.
Ele próprio falou sobre isso em
Mt. 5:17,19,20.
OS ENSINAMENTOS DE JESUS PARA MUDAR O PADRÃO DO MUNDO:
1º – COMO LIDAR COM OS RELACIONAMENTOS. A lei foi clara: não matarás, mas ele disse, se matares sereis réu de Juízo –
Mt.5:21. Isto é: Na lei era proibido matar, com Jesus podemos matar, mas teremos consciência de que seremos réus.
2º COMO SE RELACIONAR COM DEUS: No padrão antigo – sacrifícios, sacerdotes, no padrão novo – Santificar o nome de Jesus na Terra! Clamar para que venha o Reino Dele, perdoar, pedir perdão, jejuar, não ajuntar tesouros na Terra.
3º COMO APLICAR O NOVO PADRÃO? - João 3: 3: Nascer de novo.
- João 4: 10-14 – ficando livre da religião e da tradição humana!
- João 13: 15,16 – ensinou-nos a servir inclinando-se para nós nos inclinarmos;
- Lucas 22: 17 – serviu a ceia.
O padrão que Jesus queria ensinar aos discípulos era para uma nova era, nova cultura, nova forma de pensar, nova forma de agir, nova forma de se conduzir em tudo!
A LEI ERA BOA E SANTA! MAS PRECISAVA DE UM NOVO PADRÃO: OS ENSINAMENTOS DE JESUS! NOSSA CULTURA É BOA, MAS PRECISAMOS DE UM NOVO PADRÃO! OS ENSINAMENTOS DE JESUS! MESMO DEPOIS DE TEREM APRENDIDO O NOVO PADRÃO CONTINUARAM A TER, EM SUAS VIDAS NUANCES DO VELHO PADRÃO. Mesmo depois de viverem com Jesus de ouvirem Jesus, de caminharem com Jesus, eles ainda tiveram problemas em suas vidas!
MESMO DEPOIS DE OUVIREM JESUS LHES REVELAR O FUTURO, ELES NÃO COMPREENDERAM. VEJAMOS: João 13: 8 – Nunca me lavarás!
João 12:4,5: Dar o $$ aos pobres!
João 20:9: Não sabiam o que iria acontecer!
João 20:25 – Não criam!
Por que isso aconteceu com os discípulos? Porque ainda estavam pensando e agindo com os padrões antigos!
Em Emaús aconteceu o mesmo!
Lucas 24: vs. 14 – falavam do que havia acontecido –
Seus corações estavam cheios de sentimentos sobre o que havia acontecido! Eles amavam a Jesus! Mas não conseguiam crer, mas não sabiam o que estava acontecendo! - Talvez se soubessem teriam feito alguma coisa! Teriam mesmo, teriam impedido Jesus de morrer na cruz!
Vs. 16 – Seus olhos estavam fechados! - Não conseguiam enxergar outra coisa a não ser o que aconteceu!
Vs. 17 – Estavam tristes e começaram a “rezar a ladainha para o “visitante””:
- Jesus foi um profeta poderoso em obras e palavras;
- Nossos sacerdotes o entregaram a morte – (políticos!)
- Esperávamos que Jesus redimisse Israel, mas.... morreu!
- Não acharam seu corpo, mas sumiu mesmo!
O QUE ELES ESTAVAM DIZENDO? SOBRE O QUE EXISTIA EM SEUS CORAÇÕES! - Dor porque Jesus não lhes falara o que iria acontecer;
- Decepção com os homens que os lideravam;
- Incredulidade sobre os milagres e manifestações de Deus;
AFINAL O QUE EXISTIA EM SEUS CORAÇÕES? - Coração ferido, porque Jesus lhes escondeu o que iria acontecer;
- Olhos machucados porque se decepcionaram com os homens;
- Fé abalada porque não criam mais na ressurreição.
CONCLUSÃO: O QUE DEUS QUER DE NOSSAS VIDAS HOJE É QUE ENTENDAMOS QUE PRECISAMOS DEFINITIVAMENTE MUDAR OS PADRÕES DE NOSSA VIDA! Quando os discípulos estavam e Emaús, em Jerusalém entre o tempo da prisão de Jesus até o recebimento do Espírito Santo eles estavam confusos, doentes cegos, surdos, e só conseguiam expressar a dor que sentiam por ter perdido Jesus.
Durante este tempo, os sentimentos não importariam, as dores não curariam, as feridas não se fechariam, os olhos não seriam abertos, os ouvidos não conseguiriam ouvir, porque estavam doentes pelos sentimentos humanos e doentes pelo padrão antigo de enxergar as coisas.
ELE QUER NOS DAR UM NOVO PADRÃO HOJE: JESUS! E ESSE PADRÃO SÓ VIRÁ QUANDO O ESPÍRITO SANTO ESTIVER AGINDO ATIVAMENTE EM NOSSAS VIDAS! Esse novo padrão chegará quando entendermos que precisamos
enxergar nossa vida através dos olhos espirituais e não pelos olhos humanos! QUANDO O ESPÍRITO SANTO VEIO, ATÉ A SOMBRA DOS DISCÍPULOS CURAVA! PEDRO PASSOU A SER AMÁVEL, ESTEVÃO NÃO SENTIU A DOR DAS PEDRAS, UM NOVO DISCÍPULO SURGIU: MATIAS! TIAGO, O IRMÃO QUE NÃO CRIA EM JESUS SE TORNOU PASTOR DA IGREJA EM JERUSALÉM! O Espírito Santo muda nossos padrões! O Espírito Santo muda nossos paradigmas! Se você se espelhar nas pessoas elas falharão com você!
Mas se você se espelhar em Jesus quando as pessoas falharem com vocês, você as compreenderá e irá amá-las muito mais! Sabe por quê? Porque você já decepcionou outras pessoas, e elas lhe compreenderam!
Jesus Está aqui hoje par transformar sua forma de enxergar Deus.
Você hoje está como os discípulos de Emaús, Jesus está na sua frente e você não consegue vê-lo. Apesar de você desejar muito estar na presença dele, você não consegue vê-lo, porque seus olhos estão fechados por causa dos sentimentos, e das decepções que satanás colocou em seu coração.
Jesus está do seu lado e seu coração queima por isso, mas não consegue discernir, porque seu coração está cheio de humanidade!
Deixe o Espírito Santo transformar sua vida hoje!
Deixe o Espírito Santo curar seus olhos, curar seu coração, curar seu discernimento, para que você veja Jesus, para que você sinta Jesus, para que seu espírito e sua alma possam discernir aquilo que Ele quer para sua vida, seu ministério, sua casa, sua família, sua profissão.