13/04/2023 às 09h28min - Atualizada em 13/04/2023 às 09h28min

Abril Azul: Vereador Dr. Fernandinho Marcondes defende ampliação dos direitos dos autistas em Mogi Guaçu

No dia 2 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.

Com intuito de apoiar pessoas com TEA e suas famílias, o Vereador Dr. Fernandinho Marcondes durante o mandato tem apresentado proposituras para que melhorias sejam realizadas

   A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Esta foi escolhida com o objetivo de levar informação à população a fim de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos, os quais apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde, o qual reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento, caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.
   Entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar os portadores de TEA a terem uma melhor relação com o mundo. 
Com intuito de apoiar pessoas com TEA e suas famílias, o Vereador Dr. Fernandinho Marcondes durante o mandato tem apresentado proposituras para que melhorias sejam realizadas por meio do Executivo municipal e suas secretarias, garantindo os direitos de todos em Mogi Guaçu. 
   “É uma pauta delicada e importante, precisamos ter um olhar especial sobre esse assunto, não só no mês de abril, mas todo tempo, durante todo ano. As famílias me procuram e contam com meu apoio, não podemos deixá-las desamparadas”, comenta Dr. Fernandinho Marcondes. 
   O atendimento multidisciplinar é fundamental, precisamos ampliá-lo, buscar alternativas para que todos tenham acesso a esses profissionais. 
 
PROPOSITURAS APRESENTADAS: 
 Projeto de Lei nº 22/2021 
Institui no âmbito do município de Mogi Guaçu, política-pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autismo, assim como outras providências. 
Projeto de Lei nº 77/2023 
Cria o Programa de Capacitação de Mães de Portadores de Transtorno do Espectro Autista, assim como outras providências. 
Projeto de Lei nº 74/2023 
Dispõe sobre a inclusão de informações sobre os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na carteira de vacinação, assim como outras providências. 
Projeto de Lei nº 75/2023 
Dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores da rede pública municipal de Mogi Guaçu. 
Indicação nº 1257/2023 
Indica que seja realizado evento específico para atender profissionais, pais e responsáveis referente ao dia 2 de abril "Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 
Indicação nº 1740/2023 
Indica que seja realizado estudo para credenciamento de entidade para ampla realização de Equoterapia no Município de Mogi Guaçu. 
Indicação nº 1739/2023 
Indica que seja elaborada e remetida à apreciação da Casa de Leis Guaçuana, propositura dispondo sobre a instituição de Política Pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autismo. 
Requerimento nº 135/2023 
Requer informações ao Chefe do Executivo Municipal, referente ao cumprimento da Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020 (denominada "Lei Romeo Mion"), que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. 
Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2023 
Determina realização de evento especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp