10/04/2023 às 13h33min - Atualizada em 10/04/2023 às 13h31min
Vacinação contra a Influenza inicia nesta terça-feira, 11 de abril, para grupos prioritários
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe, inicia nesta terça-feira, 11 de abril. A cidade recebeu 11.200 doses para imunizar os grupos prioritários da primeira etapa, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Em Mogi Guaçu, a ação segue até o dia 31 de maio.
Nesse momento, a campanha é direcionada para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias de puerpério); povos indígenas; trabalhadores da Saúde; professores, profissionais das forças de Segurança e salvamento; membros das Forças Armadas; portadores de doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros categoria D e E.
A imunização contra a gripe ocorrerá em todas as 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento ao público em período integral em 11 postos de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, sendo: UBS Guaçu Mirim, UBS Zona Sul, UBS Centro de Saúde, UBS Centro Oeste, UBS Zona Norte, UBS Zaniboni I, USF Zaniboni II, USF Santa Cecília, USF Ypê Pinheiro, UBS Martinho Prado Júnior e USF Chácaras Alvorada.
E nos demais, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30 nos seguintes postos: USF Hermínio Bueno, USF Eucaliptos, USF Rosa Cruz, UBS Ypê II, USF Alto dos Ypês, USF Guaçuano, USF Fantinato, USF Santa Terezinha, USF Chaparral e USF Suécia.
A enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme, comentou que o inverno se aproxima e os casos de gripe tendem a aumentar. E para evitar complicações oriundas da doença, a Secretaria Municipal de Saúde dará início a campanha de vacinação contra a gripe com o objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo para a vacinação.
“Estamos antecipando nossa vacinação para já prepararmos nossa cidade para o inverno, período de maior incidência da doença. No outono já percebemos os efeitos das chuvas e das baixas temperaturas, o que favorece o risco da circulação de vírus respiratórios”, explicou.
Para receber a imunização, é essencial levar a carteira de vacinação das crianças, carteira de pré-natal para gestantes e puérperas e comprovante de vínculo empregatício para os trabalhadores da Saúde e dos professores. Para os indivíduos portadores de doenças crônicas e com deficiência permanente é necessário apresentar documento com foto e atestado médico comprovando a situação de saúde. “A imunização contra a gripe é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença”, destacou Aline.
Campanha de Vacinação contra a Influenza
Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
Idosos a partir de 60 anos
Gestantes e puérperas (até 45 dias de puerpério)
Povos indígenas
Trabalhadores da saúde
Professores
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Membros das forças armadas
Portadores de doenças crônicas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros categoria D e E
Período integral de segunda a sexta-feira das 8h às 16h
UBS Guaçu Mirim
UBS Zona Sul
UBS Centro de Saúde
UBS Centro Oeste
UBS Zona Norte
UBS Zaniboni I
USF Zaniboni II
USF Santa Cecília
USF Ypê Pinheiro
UBS Martinho Prado Júnior
USF Chácaras Alvorada
Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
USF Rosa Cruz
UBS Ypê II
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Chaparral
USF Suécia