31/03/2023 às 09h56min - Atualizada em 31/03/2023 às 09h56min

Judite propõe a criação do "Dia Municipal da Mulher Negra"

De autoria da vereadora delegada Judite de Oliveira. A iniciativa propõe a instituição do "Dia Municipal da Mulher Negra"
    Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Mogi Guaçu, realizada na segunda-feira, 27 de março, foi apresentado o Projeto de Lei nº 60/2023, de autoria da vereadora delegada Judite de Oliveira. A iniciativa propõe a instituição do "Dia Municipal da Mulher Negra", a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho.
Ao justificar o projeto, a vereadora destacou a vulnerabilidade das mulheres negras no país. "As mulheres negras estão no topo da cadeia de vulnerabilidade. Quando há uma violência contra a mulher, a vítima é negra em mais da metade dos casos. Os dados reforçam o impacto do machismo e do sexismo em relação às mulheres negras e a aniquilação de seus corpos e suas vidas", afirmou.
   Segundo o mapa da violência, a vitimização entre as mulheres negras no Brasil cresceu 54,2%, enquanto o homicídio das brancas caiu 9,8%. A vereadora ressaltou que os dados mostram que o feminicídio tem cor e que as mulheres negras são discriminadas em diversos setores, incluindo o mercado de trabalho.
   "No mercado de trabalho, estão expostas a condições precárias de emprego, baixa remuneração, diferença desigual de salários, exploração da mão de obra e assédio moral e sexual, em razão da herança cultural racista e escravocrata", destacou a vereadora.
   Caso seja aprovado e sancionado, o "Dia Municipal da Mulher Negra" será comemorado anualmente em Mogi Guaçu a partir deste ano. A iniciativa visa promover a reflexão sobre as questões relacionadas ao racismo e à discriminação de gênero, além de valorizar a cultura afro-brasileira.
 
Data escolhida
   No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Essa data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
   No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp