30/03/2023 às 15h34min - Atualizada em 30/03/2023 às 15h33min
Aprovado projeto de lei que assegurado às mulheres a terem acompanhante em consultas médicas
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
A Câmara Municipal de Mogi Guaçu aprovou na última segunda-feira, 27, o Projeto de Lei nº 22/2023, que garante às mulheres o direito de serem acompanhadas durante consultas médicas, exames e demais procedimentos clínicos nos estabelecimentos de saúde públicos e privados da cidade.
O Projeto é de autoria do presidente do Legislativo, o vereador Jéferson Luís da Silva. "Esse Projeto visa garantir direitos, em um mês importante que é o mês das mulheres, mês de março, e hoje esta Câmara de Leis, essa Casa, aprova este importante direito. Eu vejo que essa Casa sinaliza um grande avanço", destacou.
A medida foi aprovada por unanimidade e é considerada um importante avanço para os direitos das mulheres na cidade. O Projeto de Lei visa garantir o direito de acompanhante, que pode ser qualquer pessoa escolhida pela beneficiária, desde que seja exercido exclusivamente por ela.
Para exercer o direito, a beneficiária deverá fazer uma solicitação verbal ou escrita, que será registrada pelo setor de recepção do estabelecimento de saúde. Além disso, todos os estabelecimentos de saúde deverão assegurar a publicidade do direito, por meio de cartazes afixados em locais visíveis e de fácil acesso, e/ou outros meios de comunicação.
O direito ao acompanhante pode ser um importante suporte emocional e psicológico durante os procedimentos médicos. Após a aprovação do Projeto de Lei, agora ele aguarda a sanção do prefeito, Rodrigo Falsetti, para que tenha efeito de Lei.