21/03/2023 às 16h27min - Atualizada em 21/03/2023 às 16h26min

Governo de São Paulo lança cartilha sobre síndrome de Down

No Dia Mundial da síndrome de Down, a SEDPcD disponibiliza guia de orientações e cuidados sobre a condição genética

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
    O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), lança nesta terça-feira (21), Dia Mundial da Síndrome de Down, uma cartilha com orientações e cuidados para as famílias de pessoas com síndrome de Down e toda a sociedade.
   “A cartilha tem como objetivo levar informações não apenas para os familiares das pessoas com essa condição genética, mas para toda a sociedade. A Síndrome de Down não pode nem deve ser um impeditivo para que essas pessoas se desenvolvam e tenham uma vida autônoma e totalmente integrada à sociedade”, afirmou Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
   O guia foi elaborado pela Dra. Ana Cláudia Brandão e conta com o apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Albert Einstein. O material será disponibilizado virtualmente pelo site da Secretaria (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/) e contará também com uma versão acessível, no mesmo endereço eletrônico.

Sobre a síndrome de Down
   A síndrome de Down é uma condição genética causada por uma cópia extra do cromossomo 21 nas células das pessoas, e por isto também é conhecida como Trissomia do Cromossomo 21 (T21).
   O cromossomo 21 a mais e sua interação com os demais cromossomos causam as características físicas presentes nas pessoas com síndrome de Down e o comprometimento cognitivo que afeta as habilidades de aprendizagem, sem significar que não podem aprender, e sim, que tem um ritmo de aprendizado diferenciado.
   No Brasil, a estimativa é de que a condição genética acontece na proporção de 1 bebê com síndrome de Down para cada 700 nascimentos. *Governo de São Paulo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp