08/03/2023 às 15h10min - Atualizada em 08/03/2023 às 15h10min
Secretário da Administração Penitenciária inaugura oficina de corte e costura industrial na Penitenciária de Mogi Guaçu
Autoridades participam de inauguração de oficina de corte e costura na Penitenciária de Mogi Guaçu Secretário prestigia parceria entre SAP e SENAPPEN, que visa capacitar profissionalmente mais de 400 custodiados do sistema prisional com a implantação de oficinas permanentes; após o evento, ele vistoria obra em Aguaí
O Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Marcello Streifinger, comparece à inauguração da oficina de corte e costura industrial da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu nesta quinta, 9. Após o evento, ele deverá inspecionar as obras da unidade prisional de Aguaí, atualmente em construção.
A oficina de corte e costura industrial da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu é fruto da parceria firmada entre a SAP, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Através do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), a oficina permitirá a realização de cursos de qualificação profissional às reeducandas, fornecendo informações fundamentais para o conhecimento das diferentes técnicas de corte e costura industrial.
A oficina de Mogi Guaçu faz parte de um total de cinco oficinas que estão sendo instaladas no estado de São Paulo, previstas em convênio firmado entre os poderes estadual e federal. Além das unidades de Araraquara e Mogi Guaçu, presídios em Andradina, São José de Rio Preto e Pirajuí também contarão com as oficinas de corte e costura industrial. Ao todo, 28 turmas serão formadas durante os dois módulos do curso, com 448 pessoas presas contempladas pelo projeto, que serão selecionadas pela unidade prisional a partir de critérios como o interesse em participar do curso e o bom comportamento carcerário.
A formação especializada permitirá a utilização das oficinas nas unidades prisionais, e será importante para a futura reinserção no mercado de trabalho dos reeducandos beneficiados.
Além do Secretário de Estado da Administração Penitenciária, estarão presentes em Mogi Guaçu a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, do Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, da diretora da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, Daniele de Freitas Melo e do diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, Diego Ferracini Lacerda.