27/02/2023 às 08h55min - Atualizada em 27/02/2023 às 08h55min
Moção em apoio aos profissionais da enfermagem é aprovado na Câmara de Mogi Guaçu
Enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem estão lutando em todo país, para que o piso nacional da categoria seja implantado conforme a Lei 14.434/2022, que está suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. Em Mogi Guaçu não é diferente, as profissionais se fizeram presentes em duas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Mogi Guaçu e já fizeram um ato de protesto na Praça Antônio Giovani Lanzi, a Praça da Capela.
O vereador e presidente do Legislativo guaçuano, Jéferson Luís da Silva, apresentou na tarde desta quinta-feira, 23, a Moção nº 3/2023 apelando ao Governo Federal em favor da enfermagem. Sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores.
Novamente os vereadores receberam na Câmara as profissionais de enfermagem, juntamente com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mogi Guaçu e Região (Sindiçu), Valdomiro Sutério, e da responsável pelo posto de atendimento do Sinsaúde em Mogi Guaçu, Isilda Choquetta.
De acordo com o presidente do Legislativo o intuito era de que o secretário de Saúde, Luciano Firmino Vieira, e o secretário de Finanças, Paulo Roberto De Campos Vallim, estivessem presentes nesta quinta-feira, durante a sessão ordinária para que pudessem responder os questionamentos e dúvidas das profissionais, mas os mesmos não puderem estar presentes.
Para as profissionais, o não comparecimento dos secretários na reunião junto aos vereadores foi considerado uma falta de interesse e consideração por parte do Executivo municipal.
O vereador Jéferson se comprometeu em agendar uma reunião junto aos secretários na próxima semana, sendo aberta aos vereadores e uma comissão das profissionais de enfermagem. “Assim conseguiremos trazer uma posição mais concreta do Executivo para vocês (profissionais), se será possível atender ou não”, disse o vereador.
Na opinião de Jéferson, o Executivo ainda não se manifestou sobre o tema, pois deve estar analisando todo o caso. “O prefeito Rodrigo (Falsetti) e a sua equipe não se posicionaram ainda, acredito eu e essa é uma visão minha, pois deve-se estar sendo analisado o impacto que essa implementação terá, mas o prefeito é um grande parceiro nosso, mas garanto que se houver a resolução em nível federal o prefeito não deixará de atender”, frisou o vereador.