05/02/2023 às 07h32min - Atualizada em 05/02/2023 às 07h32min

Tema: Como vencer o pecado

Texto base: Gn. 4:05-07/Jz.17:06

Carlos Jorge O. Pacobello é pastor por vocação e chamado.
INTRODUÇÃO:
Todo ser humano precisa entender que nossa vida é uma jornada de cura, por isso Deus quer que avaliemos o que existe de mais profundo em nós: nossos sentimentos... Para isso precisamos falar dele, o pecado... Ah! O pecado! Ele espreita à nossa porta e deseja nos destruir...
Além dele, temos que falar também da vontade...O texto de Juízes diz que sem um líder para guiar o ser humano faz o que bem entende...

O PECADO À ESPREITA E A VONTADE DOMINANDO, A EQUAÇÃO PERFEITA DA DESGRAÇA! DA DESTRUIÇÃO!
Nosso personagem de hoje, Caim tinha uma vida... Era o filho mais velho de Adão e Eva, aquele que viveu a parte mais difícil pós-Éden; o que foi educado debaixo deste trauma e desta dor, e seu pai o conduziu exatamente para a parte mais difícil do trauma: lavrar a terra: DO SUOR DO TEU ROSTO...
Abel, o mais novo, certamente nasceu num tempo, por menor que fosse a diferença de idade dos dois, a dor já estava aplacada e eles, como família, já estavam aperfeiçoados, e mais distantes, um pouco, daquelas dores, e evoluídos, ele foi conduzido a cuidar de rebanhos...
O trabalho dos dois, pesado, exaustivo, mas no de Abel, certamente era mais leve do que de seu irmão e mesmo assim, na lógica e razão de Caim, Deus se agradou mais do trabalho do irmão, e não do dele, o resultado?
Vs. 5: ficou muito irado, seu semblante assumiu uma expressão maligna!
Foi tão preocupante que o próprio Deus veio falar com ele: Porque estás furioso? Por qual motivo seu rosto está transtornado?
A resposta está no próximo versículo:  se procederdes bem, serás aceito!
ELE HAVIA PROCEDIDO MAL! Ele havia procedido com a dor, o trauma, a revolta, ou seja, com seus sentimentos...
Aquele que veio com a ajuda de Deus (significado do nome) agora estava transtornado e furioso...

ANÁLISE DOS FATOS:
Precisamos perceber que a conversa aconteceu antes de ele matar Abel, a narrativa da morte está, a partir do verso 8 e estamos falando dos versos 5 ao 7.
ISSO SIGNIFICA: Deus já sabia o que estava no coração de Caim, e para evitar um mal maior o advertiu: SE VOCÊ FIZER CERTO, SERÁS ACEITO, CASO CONTRÁRIO O PECADO ESTÁ À SUA PORTA E DESEJA DESTRUÍ-LO, CABE A VOCÊ VENCÊ-LO, contudo...
Mas ele deixou o pecado vencer! Ele deixou a fúria vencer! Ele deixou o transtorno vencer!
E prosseguiu: No verso. 9 ele RETRUCOU A DEUS. No verso 13 ele APELOU COM DEUS! No verso 16 ele se REBELOU CONTRA DEUS.
Atitudes de quem está tomado pela fúria e pecado...

O PECADO TEM UM DESEJO: NOS DESTRUIR!
E o pecado, quando encontra um terreno adubado pela fúria, pelo transtorno dos sentimentos ele tem seu desejo satisfeito...
Quando o pecado germina ele traz insolência, insensatez e rebeldia!
E qual o ingrediente principal que faz o pecado atingir seu desejo? Jz. 17:06 – quando não temos a quem prestar contas! (Um rei). Quando não temos temor de nada, quando dominamos tudo e todos, quando nossa vontade e nossos argumentos sempre prevalecem, quando ninguém é maior que nós e nosso desejo...
 
O CONTRAPONTO:
Para compreendermos, em nosso espírito, a lição que Jesus quer nos dar nesta manhã é necessário que olhemos para os ensinamentos da Palavra de Deus.
Caim fez o que bem entendia, sem controlar emoções, e Deus nos ensina a renovar nosso entendimento: Rm. 12:2.
Caim fez sua própria vontade, e Deus nos ensina a permitir com que a vontade Dele prevaleça na oração que Ele nos ensinou: Seja feita a tua vontade -  Mt. 6: 10.
Caim irou-se e permitiu com que a ira se transformasse em fúria – A Bíblia compreende que a ira é natural, mas pode ser controlada: Ef. 4:26.
JESUS NOS ENSINOU A VIVER O AMOR, A VIVER A PIEDADE, A VIVER O CONTROLE DE NOSSAS EMOÇOES!
DEUS ENSINOU ISSO PARA CAIM: Cabe a tí vencê-lo! (Pecado) mas ele não aplicou e destruiu sua vida, exatamente o desejo do pecado.
 
CONCLUSÃO:
Para os cristãos da atualidade, o apóstolo Paulo, quando escreve sua carta à Igreja que estava na ilha de Creta, falando ao seu filho espiritual Tito, ensina: Tt. 2: 11-14.
Caim não tinha a Graça, por isso o próprio Deus falou com ele, porém, para nós, esta Graça Salvadora nos ensina a - Renunciar à impiedade, viver de maneira sensata, justa e piedosa, esperando o retorno de Jesus!
Veja que a orientação de Paulo a Tito foi exatamente a mesma orientação que Deus deu à Caim, na época...
JESUS NOS REDIMIU DE TODA MALDADE E NOS PURIFICOU PARA BOAS OBRAS!
“Cabe a ti vencer o pecado” envolve compreender seu irmão, orar por seu irmão, aceitar seu irmão, conviver com seu irmão, amar seu irmão, partilhar a vida com seu irmão, comer com seu irmão... Tudo o que Caim não fez com seu irmão.
Se Caim tivesse aberto seu coração para o quê Deus lhe falou, certamente ele se assentaria à mesa com ele e abririam, um o coração ao outro e seguiriam juntos suas vidas...
Leia a carta de Paulo a Tito em sua casa, e veja as instruções à igreja, àqueles que querem vencer o pecado...
Em nossa jornada de cura, hoje Deus quer que avaliemos o que existe de mais profundo em nós: nossos sentimentos.
Faça isso, ore a Deus pedindo para que Ele lhe dê sabedoria e força para vencer o pecado e não permitir com que a ira se transforme no realizar do desejo do pecado, nossa destruição.

Carlos Jorge O. Pacobello é pastor por vocação e chamado, marido de Leila, pai de Guilherme e Izabhella, e avô da Victória.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp