20/12/2022 às 16h32min - Atualizada em 20/12/2022 às 16h31min
Centro de Radioterapia tem meta de ampliar atendimentos e atender mais de 20 municípios em 2023
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
O Centro de Radioterapia, que fica ao lado do setor de Oncologia do Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos (HMTR), já realizou mais de 800 atendimentos entre consultas e acompanhamentos no período entre junho e novembro. Os pacientes começaram a ser atendidos em junho logo após a inauguração do novo prédio, que foi construído com recursos do Ministério Público, sendo os equipamentos e mobiliários comprados pelo HMTR.
A partir do dia 29 de dezembro, a Crm e Arj Oncologia Ltda (Clinion Centro de Tratamento do Câncer) passa a ser a responsável pela gestão do Centro de Radioterapia de Mogi Guaçu após novo processo licitatório. A empresa atual não demonstrou interesse em manter os serviços e, por isso, nova contratação foi feita pela superintendência do Hospital Municipal. Atualmente, o município atende sete municípios da região, mas a meta é ampliar essa cobertura, a partir do próximo ano.
Além de Mogi Guaçu, o local atende Mogi Mirim. Itapira, Estiva Gerbi, São Sebastião da Grama, Mococa e Casa Branca. “As conversas com a DRS (Diretoria Regional de Saúde) de São João da Boa Vista estão adiantadas e temos como meta ampliar os atendimentos a partir de 2023 e vamos atingir 20 municípios da nossa abrangência”, explicou o superintendente do HMTR, Wagner Cezaroni.
O Centro de Radiologia, totalmente equipado, tornou o Hospital Municipal referência regional em radioterapia. A unidade está equipada pela Varian, que é uma das maiores empresas no mundo no setor de tecnologia nuclear. Uma equipe multidisciplinar contratada por empresa terceirizada atua no atendimento dos pacientes dos sete municípios.
Mogi Guaçu já é referência no atendimento de pacientes da Unacon para quimioterapia. “Tivemos um salto muito grande na área oncológica com a radioterapia e estamos atendendo pacientes com tumor na mama, os casos ginecológicos, os de cirurgia geral e de urológica. Um atendimento com a qualidade que o paciente merece”, reforçou Cezaroni.