20/12/2022 às 16h06min - Atualizada em 20/12/2022 às 16h05min
Judô encerra atividades do ano com a realização do 8º Bonenkai de Mogi Guaçu
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
No sábado, 17 de dezembro, 200 judocas participaram do 8º Bonenkai de Mogi Guaçu, a tradicional festa de fim de ano do judô. O evento celebra todo o trabalho realizado em aulas, festivais e campeonatos disputados pelos atletas que integram a equipe do Ajas/SEL e o Projeto Jovem Talento com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). A festa de encerramento do judô guaçuano aconteceu no Ginásio Poliesportivo Carlos Nelson Bueno, o Furno, no Parque Cidade Nova.
“O Bonenkai também é um momento de premiação. O ciclo de aprendizagem de um atleta é representado pela faixa, identificada por cores que correspondem as etapas de sua carreira. O evento já é uma tradição do judô guaçuano, no qual também entregamos os troféus para os atletas do ranking do ano, para os judocas destaques, além de uma premiação geral de estímulo esportivo para todos os alunos”, explicou o coordenador da Ajas/SEL, o sensei Antônio José da Silva.
O sensei destacou que 2022 foi um ano de grandes conquistas para o judô guaçuano com títulos conquistados na esfera regional, estadual e nacional. “Tudo isso é graça a um trabalho em conjunto e o apoio de todos os alunos, pais, senseis voluntários e, especialmente, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. E já posso adiantar que já iniciamos o planejamento para 2023, a fim de aprimorar os treinamentos e atender o calendário da Federação Paulista de Judô”, ressaltou.
Antônio José da Silva contou que o judô guaçuano também conta com o Projeto Jovem Talento de iniciação esportiva, que é chancelado pelo Governo Federal por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto tem como entidade proponente o IJO (Instituto Jovens de Ouro) e as empresas patrocinadoras a Renovias e a Morlan. As aulas do Projeto Jovem Talento são ministradas pela sensei Valéria Vitório com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL)
“Além das conquistas como atleta, o judô proporciona inúmeros benefícios como ajudar na formação do cidadão e desenvolve habilidades e valores, tais como, a disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, espírito esportivo, realizar sonhos e transpor obstáculos. Por trás do grande atleta existe a formação do indivíduo em todos os aspectos”, finalizou.