21/11/2022 às 15h44min - Atualizada em 21/11/2022 às 15h42min
Saúde abre agenda de vacinação contra Covid-19 para bebês e crianças menores de três anos com comorbidades
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
Nesta segunda-feira, 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o agendamento da campanha de vacinação para crianças com idade a partir de seis meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização começa nesta terça-feira, 22 de novembro. Para receber a dose, os pais devem agendar a imunização na unidade de saúde mais próximo da residência. Pode ser presencial ou por telefone. Portanto, não haverá cadastramento online.
A Campanha de Vacinação Baby tem início após o Governo do Estado enviar um lote do imunizante. A vacina pediátrica Pfizer baby está disponível nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os pais ou responsáveis devem apresentar documento com foto do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinação, sendo obrigatória a apresentação de uma carta ou atestado médico comprovando a imunossupressão.
A vacinação será realizada durante a semana em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. Já nos postinhos da Zona Sul e Santa Cecília, assim como na unidade do Distrito de Martinho Prado Júnior, o horário de atendimento é das 8h às 17h.
A enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), Aline Roberta Leme, contou que Mogi Guaçu recebeu da Secretaria Estadual de Saúde um lote com 42 frascos, totalizando 420 doses. “Cada frasco contém 10 doses do imunizante e, por isso, os frascos só serão abertos quando o agendamento estiver fechado com 10 crianças para serem vacinadas”, comentou.
Nesta semana, cada unidade de saúde de Mogi Guaçu irá receber um frasco. “A Secretaria de Saúde do Estado tem enviado os lotes por etapas. Assim, que enviar outra remessa da Pfizer baby, novos agendamentos serão abertos”, explicou a enfermeira que lembrou que as crianças somente poderão receber a vacina da fabricante Pfizer. “O esquema previsto para os indivíduos que compõem este grupo específico é de três doses com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e de oito semanas entre a segunda e a terceira doses”, falou.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão contempladas nesta etapa as crianças entre seis meses e menores de três anos com as seguintes comorbidades ou condição de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, cirrose hepática e Síndrome de Down.
Infantil
Por último, Aline Roberta Leme destacou que a vacinação infantil contra Covid-19 para crianças com 3 e 4 anos, independentemente da condição de saúde, está mantida na cidade nos mesmos horários de segunda a sexta-feira. Para receber o imunizante, é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsável legal. “Neste público, após a aplicação da primeira dose, a segunda imunização deve ocorrer dentro de 28 dias. Desta forma, os pais já saem das Unidades Básicas de Saúde com a data e horário da segunda dose agendados”, disse.
Crianças
A vacinação infantil contra a doença está sendo realizada para 1ª e 2ª doses para crianças na faixa etária com idade entre 5 e 11 anos. A vacinação acontece nas 21 unidades de saúde do município. Para receber a imunização, os pais ou responsáveis devem comparecer ao postinho de saúde mais próximo e apresentar documento com foto de identificação do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinas.
Livre demanda
A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) reforçam que continua realizando a campanha de imunização contra a Covid-19 de livre demanda a partir de 12 anos de idade. Estão disponíveis 1ª, 2ª, 3ª doses, sendo a 4ª destinada para o público maior de 18 anos. A 5ª dose contra a doença também continua disponível para pessoas imunossuprimidas com idade a partir de 18 anos.
Os imunossuprimidos habilitados a tomar a 5ª dose são: pessoas em processo de quimioterapia; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; indivíduos portadores de HIV/AIDS; pessoas que fazem uso de corticoides e de drogas modificadoras da resposta imune; pessoas auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Os indivíduos deste grupo devem comparecer nas unidades de saúde e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e atestado médico comprovando a imunossupressão.
Campanha de Vacinação contra a Covid-19
Adultos
– 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos
– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos
– Livre demanda 1ª, 2ª, 3ª a partir de 12 anos
Crianças
1ª dose para crianças sem comorbidades de 3 e 4 anos (com agendamento)
2ª dose para crianças com idade a partir de 5 anos
Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30
UBS Centro de Saúde
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Chaparral
USF Suécia
USF Chácaras Alvorada
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
USF Santa Cecília
UBS Zona Sul
UBS Martinho Prado Júnior