16/11/2022 às 17h49min - Atualizada em 16/11/2022 às 17h49min

A Ozonioterapia Medicinal o que é?

    O Instituto Educacional Folha Verde há mais de 25 anos sediado em Mogi Guaçu -SP, sendo Escola e Clínica visa sempre o ensino na capacitação profissional e os melhores tratamentos com cuidados principalmente preventivos para garantir a melhor qualidade de saúde e vida.
    A Ozonioterapia Medicinal que é uma das técnicas integrativas do SUS teve seu início de uso em 1917 por muitos países no mundo aflora, apesar de não ser milagreira como muitos profissionais tentam vender é sim uma excelente técnica coadjuvante podendo auxiliar todos os protocolos de tratamentos.
   O gás ozônio utilizado para fins medicinais é, na realidade, uma mistura de gases: oxigênio e ozônio. O ozônio desta mistura é produzido a partir de oxigênio puro medicinal e, por este motivo, a mistura gasosa é também conhecida como “Ozônio Medicinal” e sua aplicação para fins de tratamento de doenças variadas, dentro de uma janela terapêutica de segurança bem definida, é a Ozonioterapia. É importante ressaltar que ozônio é naturalmente produzido no organismo humano, no processo de ativação de anticorpos, motivo pelo qual é considerado uma “biomolécula” (molécula biológica). 
   O ozônio não é um fármaco no sentido clássico (modelo chave-fechadura – “um remédio para um sintoma”) e sim uma molécula biológica, presente na natureza e produzida no interior de todos os seres humanos de forma regular. O Ozônio Medicinal, no seu mecanismo de ação, tem algumas características que contribuem para a melhora de diversas doenças, uma vez que pode contribuir para recuperar a capacidade funcional do organismo. Tem um efeito, portanto, pró-fisiológico e extremamente seguro. 
   A maioria das doenças crônicas e degenerativas, onde o ozônio atua de forma especial (hérnia de disco, dores articulares, feridas de pé diabético e infecções), cursam com inflamação crônica e/ou com estresse oxidativo elevado, com excesso de radicais livres, sem que o sistema antioxidante interno das células consiga neutralizá-los. O Ozônio Medicinal age nas duas frentes, ou seja, ele combate os radicais livres porque estimula as enzimas antioxidantes intracelulares e modula (ajusta) o processo inflamatório porque atua no sistema imunológico, fazendo com que a síntese de substâncias (citoquinas) pró-inflamatórias seja controlada e a de citoquinas anti-inflamatórias estimulada.
   A Ozonioterapia depende de um diagnóstico para ser indicada, de uma análise clínica sobre o prognóstico para ser mensurada e de avaliação profissional para indicar as melhores opções de vias de aplicação (se sistêmica ou tópica) e dosagens. Não há como se fazer anamnese (história clínica) e exame físico e chegar a uma conclusão de diagnóstico clínico sem ter formação na área da saúde. A Ozonioterapia é uma ferramenta terapêutica valiosa que precisa ser bem indicada por um profissional capacitado na técnica para ter todo seu potencial bem aproveitado, com muitos benefícios seguros para a população brasileira. A simples prática banalizada do procedimento por leigos ou profissionais não capacitados de forma adequada poderá levar a acidentes e riscos desnecessários, o que poderá gerar, inclusive, descrédito sobre o procedimento. Isso é inaceitável!
  Buscar capacitação na técnica de Ozonioterapia Saúde Terapêutica inclusive pós graduação latu sensu dentro do limites técnicos e éticos, acesse www.institutofolhaverde.com/escola querendo conhecer a Ozonioterapia medicinal venha tomar um cafezinho conosco Rua Chico de Paula, 209 Centro Mogi Guaçu - SP Whatsapp (19)99252-3543 Namasté! Gratidão sempre!
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp