11/11/2022 às 14h35min - Atualizada em 11/11/2022 às 14h35min
Radares e lombadas eletrônicas começam a flagrar motoristas infratores a partir do dia 15 de novembro
Encerrada a fase de testes, os motoristas que desrespeitarem os limites de velocidade das vias ou o avanço semafórico serão multados após o dia 15 de novembro. No total, são 20 equipamentos que passam a monitorar as principais vias da cidade, principalmente as que apresentam índices de acidentes.
O monitoramento tem por objetivo garantir a segurança dos motoristas e pedestres, além de conter a velocidade dos condutores. “O objetivo da fiscalização eletrônica não é multar, mas, sim, promover a segurança viária, prevenindo a ocorrência de acidente e salvando vidas”, comentou o vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel. “Já comunicando previamente o início da operação para que sejamos transparentes sobre o funcionamento”.
O contrato com a empresa prevê locação, instalação, operação e manutenção de equipamento fixo de controle de velocidade, de controle de restrição veicular, de equipamento fixo com registrador de velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa, além do sistema integrado para gerenciamento de imagens e processamento das informações geradas.
A Secretaria Municipal Obras e Mobilidade (SOM) acompanhou toda a fase de instalação e de testes dos novos equipamentos. Toda a sinalização informando o motorista sobre o monitoramento eletrônico também já foi concluída.
Além dos tradicionais radares, a lombada eletrônica (radar de fiscalização com display) também foi instalada em vias da cidade. O equipamento possui duas torres com um marcador eletrônico, que mostra a velocidade do veículo quando ele passa pela via. Antes dela, há ainda avisos por meio da sinalização de trânsito.