12/10/2022 às 13h39min - Atualizada em 12/10/2022 às 13h39min
Ministério da Saúde inclui público adolescente para receber vacinas contra meningite e HPV
O Ministério da Saúde ampliou a oferta de duas vacinas no país para o público de adolescentes (meninos e meninas), entre 11 e 14 anos, que ainda não receberam a vacina meningocócica ACWY (conjugada). A vacinação ocorrerá até junho de 2023. Outra novidade é para os meninos e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos que foram incluídos também no calendário oficial permanente do PNI (Programa Nacional de Imunizações) da vacina contra o HPV – o papilomavírus humano. O grupo feminino desta faixa etária já faz parte desta vacinação.
A enfermeira e coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu, Aline Roberta Leme, explicou que a vacina meningocócica ACWY foi implantada em 2020 para adolescentes de 11 e 12 anos e para o CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais). “Diante das evidências positivas do uso dessa vacina como reforço na adolescência e as baixas coberturas vacinais que se agravou a partir de 2020, o PNI disponibilizará temporariamente até junho de 2023 a vacina meningocócica ACWY também para adolescentes de 13 e 14 anos não vacinados”, comentou.
De acordo com ela, a decisão de ampliar temporariamente o público para imunização decorre do fato de adolescentes e adultos jovens serem os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença no país, em função de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe. “Com a extensão do público, o Ministério da Saúde pretende com a administração de doses de reforço das vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência garantir a proteção nessa fase da vida”, disse.
Aline Leme disse que a vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação. E vários destes países já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos no que diz respeito à prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus HPV (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais).
Campanha
A campanha de vacinação contra a Meningite ACWY e HPV para adolescentes com idade entre 9 e 14 anos está disponível nas 21 Unidade Básica de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h. Nas unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior a imunização ocorrerá das 8h às 17h.
Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h
UBS Centro de Saúde
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Chaparral
USF Suécia
USF Chácaras Alvorada
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
USF Santa Cecília
UBS Zona Sul
UBS Martinho Prado Júnior