23/09/2022 às 16h39min - Atualizada em 23/09/2022 às 16h39min

​Projeto social abre diálogo sobre respeito, igualdade e inclusão social entre alunos e professores da rede pública de ensino

Patrocinado pela Ingredion programa terá duração de dois meses e vai impactar, diretamente, cerca de 3.000 alunos e 300 professores

    Uma comunicação não violenta, a percepção da riqueza da diversidade de pensamentos e culturas e a busca por uma sociedade mais igualitária, inclusiva e pacífica, são alguns dos temas que têm se tornado cada vez mais urgentes na agenda de pautas sociais dos municípios.
    E esse é o foco de um programa que chega ao município a partir do dia 27 de setembro, o Programa de Educação e Diversidade - PED.  Patrocinado pela Ingredion, com realização da Econtransforma e NTICS Projetos, vai impactar, diretamente, cerca de 3.000 alunos e 300 professores da rede pública de ensino.
    Ao longo dos anos, a palavra Diversidade tem sido usada pela sociedade, prioritariamente, para as questões de gênero, porém, é extremamente ampla, e está relacionada também ao respeito e inclusão de pessoas com diferenças linguísticas, biológicas, étnicas, religiosas, culturais e sociais. “Precisamos reconhecer o valor da contribuição de toda a humanidade, nos seus mais diferentes aspectos e promover o diálogo não violento, para que assim então, possamos melhorar nossa percepção dos valores comuns. Os jovens têm esse poder e estamos propondo uma profunda transformação social a partir deles”, analisa Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
    Através de workshops e oficinas, o Programa de Educação e Diversidade vai estimular que os jovens dialoguem sobre os principais aspectos da diversidade a partir de suas vivências sociais. Por meio de atividades, serão convidados a refletir sobre a realidade em que vivem, os problemas enfrentados e possíveis soluções para uma sociedade mais igualitária.
 
 Como vai funcionar
    O programa acontece em etapas, onde serão oferecidos: três workshops para professores, para especialização no tema, e três oficinas para os alunos e uma feira de ideias.
    As oficinas para os alunos serão conduzidas por uma pedagoga e os participantes receberão material de apoio digital sobre, como elaborar projetos, formar lideranças e trabalho em equipe.
    Depois, os alunos serão orientados a criar um projeto para a comunidade e que abrace o tema da diversidade. Todos os projetos inscritos participarão da Feira de Ideias. “Queremos levar conhecimento, para que se sintam empoderados para emergir de um estado de espectadores para o papel de protagonistas da história”, diz Ana Carolina.
    O Programa de Educação e Diversidade começa no dia 27 de setembro e termina no dia 16 de novembro em ambiente digital. As escolas participantes serão definidas diretamente pela Secretaria da Educação do Município, em parceria com a Ingredion e a NTICS Projetos. O Programa de Educação e Diversidade - PED  será realizado nas cidades de Mogi Guaçu (SP), São Gonçalo (RJ), Campo Largo (PR), e Cabo de Santo Agostinho (PE).
 
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.programaped.com.br
 
 Serviço:
Programa Educação e Diversidade – PED
De 26/9 a 16/11
Alunos dos 5º anos da Rede Pública de ensino
Site: https://programaped.com.br/
 
Sobre a Ingredion

    A Ingredion Incorporated, sediada em Chicago, é a fornecedora líder mundial de mercado de soluções para ingredientes, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 7 bilhões. A empresa converte grãos, frutas, vegetais e outros derivados em ingredientes de valor agregado e soluções de biomateriais para alimentos, bebidas, papel e corrugados, fabricados e outras indústrias, desenvolvendo soluções de ingredientes para atender às novas necessidades dos consumidores, tornando os biscoitos mais crocantes, os iogurtes mais cremosos, os doces mais saborosos, o papel mais resistente e adicionando fibras às barras nutricionais. Possui centros de inovação, o INGREDION IDEA LABS®️, em todo o mundo e mais de 11.000 funcionários. No ano de 2022, a empresa conquistou o selo Great Place To Work no Brasil, Colômbia e Peru. Para mais informações, acesse: https://www.ingredion.com.br/.
 
 
Sobre a Econtransforma
    A Ecotransforma é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.
 
Sobre a NTICS Projetos
   Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
   A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).
   Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.
   A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
   Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica. 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp