02/09/2022 às 10h03min - Atualizada em 02/09/2022 às 10h03min

Ceproser prepara início de novos cursos gratuitos de qualificação profissional

Ceproser prepara início de novos cursos gratuitos de qualificação profissional
    Criado em 2019 para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos, o Ceproser Mogi Guaçu tem sido uma referência na preparação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho da região. Cerca de 100 alunos já passaram pelos cursos oferecidos pelo programa e novas turmas estão sendo montadas para uma nova etapa de formação profissional, prevista para começar no dia 17 de setembro.
    O engenheiro mecânico Alberto Salles dos Santos Brito, também com formação na área de segurança do trabalho, é o presidente e um dos fundadores da iniciativa, que começou, em 2019, como PEP (Projeto Escola de Profissões) e depois se tornou Ceproser (Centro de Profissões e Serviços). O objetivo inicial do programa era oferecer cursos para formar profissionais qualificados para a construção civil.
    Assim, as primeiras turmas de 2019 foram montadas para a formação em elétrica residencial e metrologia. Neste ano, foi incluído o curso de desenho técnico, cuja formatura dos três cursos aconteceu no dia 13 de agosto, no auditório da Fimi (Faculdades Integradas Maria Imaculada). Na oportunidade, o psicólogo Marcos Timbó ministrou uma palestra aos formandos no sentido de incentivar todos a nunca desistirem de seus sonhos e objetivos.
    “Mesmo com todos os desafios devido a pandemia, temos conseguido manter a nossa essência que é formar mão de obra qualificada totalmente gratuita para os desempregados ou aquele que almeja melhorar sua condição profissional”, disse Alberto.
    Segundo ele, todo esse trabalho vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais graças às parcerias firmadas pelo Ceproser. Ele destacou a participação efetiva do Rotary Clube, que tem dado todo suporte ao programa, e da Fimi, que cede o espaço para a aplicação dos cursos. Além dos patrocinadores que ajudam a custear o material usado em sala de aula e dos professores voluntários com ampla bagagem de conhecimento em diversos setores.
    Para setembro, o Ceproser irá ministrar quatro cursos. Além dos que já fazem parte da programação - metrologia, desenho técnico e elétrica residencial - também será aberta uma turma de cuidador de idosos. Para participar dos cursos, os interessados devem acessar o link https://forms.gle/tsRBq6B1HiZ7otH2A.
    São 20 vagas para cada um dos cursos, que tem média de 40 horas de formação. “Recebemos alunos não só de Mogi Guaçu, mas também de Mogi Mirim, Estiva Gerbi, Conchal e até de Espírito Santo do Pinhal”, apontou.
    Alberto ressaltou que o trabalho tem dado resultado positivo, já que muitos dos alunos que iniciam os cursos desempregados, terminam empregados. “As empresas querem profissionais qualificados e é isso que estamos oferecendo”, frisou. O presidente disse ainda que já está trabalhando no sentido de tornar a     Ceproser uma entidade de utilidade pública, o que daria condições de participar dos programas sociais da cidade, viabilizando assim a captação de recursos para investir e ampliar os cursos de qualificação. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp