08/07/2022 às 08h45min - Atualizada em 08/07/2022 às 08h45min
Saúde de Mogi Guaçu realiza mais de 1.180 exames em quatro meses
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu tem feito gestão para reduzir as filas de espera por exames na rede municipal. Para isso, planejamento conjunto está sendo feito pelas equipes da pasta e também do Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos – e alguns resultados já são comemorados. De fevereiro até maio desse ano, por exemplo, 1.187 exames foram realizados, atendendo à demanda de diversas especialidades.
Por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o município conseguiu contratar a maioria dos procedimentos realizados, como de densitometria óssea (169), tomografia (370), eco doppler (223), ressonância magnética (116) e ultrassom de mama (309). O investimento foi de pouco mais de R$ 175 mil. Parte das solicitações atendidas são de pacientes que aguardavam há anos o agendamento e a realização do exame.
“Nossa equipe está focada em planejar e executar as ações que visam redução das filas de exames e de cirurgias. Algumas filas de espera são do ano de 2016 e estamos trabalhando num novo plano para reduzir em alguns meses o que acumulou ao longo dos anos”, comentou Gildo Martinho de Araújo, secretário municipal de Saúde.
Os pacientes que aguardam atendimento estão sendo comunicados pela Central de Regulação sobre a realização dos exames. “Tem paciente esperando na fila desde 2019 e a pandemia da Covid-19 atrasou a retomada desses serviços. Isso sem falar que já existia uma demanda grande vinda de outros anos. Agora, pretendemos zerar a espera nas especialidades que forem possíveis e diminuir expressivamente nas que ainda não são possíveis zerar nesse momento”, reforçou o secretário.