19/05/2022 às 15h56min - Atualizada em 30/05/2022 às 13h20min

Pancreatite aguda: o que é, causas, sintomas e tratamento

Condição tem como principal causa a formação de cálculos na vesícula biliar, mas também pode se desenvolver por outras razões

DINO
https://campanhas.fbg.org.br/saude-digestiva/
Pancreatite aguda: problema que pode ser grave


A pancreatite aguda é uma condição causada pela inflamação do pâncreas, uma glândula localizada no abdômen que tem como principal função a produção de enzimas que facilitam a digestão dos alimentos (proteínas, gorduras, açúcares e carboidratos). 

Além disso, o pâncreas também produz hormônios como a insulina e o glucagon, responsáveis pelo equilíbrio metabólico do açúcar no sangue. Quando ocorre uma inflamação nesse órgão, as enzimas digestivas são inadequadamente ativadas dentro delas mesmas, causando danos locais ou em todo o organismo.

O que causa pancreatite aguda

“Diversas podem ser as causas da pancreatite aguda, porém, a principal delas é a presença de cálculos biliares produzidos na vesícula biliar. Essas pequenas pedras migram para o canal da bile e obstruem a saída do canal pancreático. Aproximadamente 80% dos casos de pancreatite aguda estão associados a estes cálculos”, explica a Dra. Raquel Canzi, gastroenterologista e professora adjunta do Departamento de Clínica Médica da disciplina de Clínica Médica Ambulatorial da Universidade Federal do Paraná.

Além deles, a doença pode ter ainda como causas:

- Consumo excessivo de álcool, o que pode levar a uma irritação das células pancreáticas. Em alguns casos, esse processo é na verdade o início de uma pancreatite crônica causada pelo consumo prolongado e excessivo de álcool;
- Medicamentos;
- Hipertrigliceridemia (aumento dos triglicerídeos no sangue), em especial se o nível sanguíneo estiver acima de 1.000 mg/dl;
- Inflamação autoimune, ou seja, quando os anticorpos passam a agredir as células pancreáticas, levando à inflamação;
- Infecções virais;
- Alterações genéticas;
- Alterações vasculares;
- Alterações anatômicas congênitas.

Principais sintomas da pancreatite aguda

- Dor abdominal;
- Vômitos e náuseas;
- Distensão abdominal;
- Febre;
- Desidratação;
- Insuficiência respiratória aguda (podendo ocorrer falta de ar);
- Insuficiência renal;
- Distúrbios de coagulação;
- Infecção generalizada (sepse). 

Como é feito o diagnóstico da pancreatite aguda

Dra. Raquel explica que a pancreatite aguda é diagnosticada por meio do exame clínico, com a observação de sinais e sintomas apresentados pelo paciente, principalmente dor na barriga; por exame de sangue, que avalia os níveis de duas enzimas pancreáticas, a amilase e a lipase; e por exame de imagem, como a ecografia abdominal, que mostra aumento ou inflamação da glândula pancreática.

Tratamento da pancreatite aguda

O tratamento da pancreatite aguda inclui o uso de analgésicos, para controle da dor, e hidratação via endovenosa. 

É indicado que os pacientes fiquem em jejum, para descanso da glândula pancreática, o que pode levar alguns dias, sendo necessária internação. Nos quadros leves, com a melhora rápida da dor e ausência de vômitos, a dieta é reintroduzida.

Na suspeita de complicações, uma equipe multidisciplinar irá acompanhar o caso, muitas vezes em unidade de terapia intensiva. Médico gastroenterologista, médico intensivista e radiologista, além de enfermeiros e nutricionistas, deverão fazer parte dessa equipe. 

Durante o tratamento da pancreatite aguda, o médico investigará a causa que levou à inflamação para que esta seja tratada e o caso não ocorra novamente. 

Dicas para cuidar da saúde do pâncreas

A saúde do pâncreas depende de alguns cuidados no dia a dia. São eles:

- Mantenha a glicemia no sangue controlada;
- Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas;
- Alimente-se a cada duas ou três horas;
- Não fique em jejum;
- Mantenha o peso controlado;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Consuma mais alimentos ricos em fibras, peixes, legumes e nozes, e evite alimentos ricos em açúcar;
- Mantenha a pressão arterial controlada.

Na presença dos sintomas citados, a indicação é procurar um especialista e não usar remédios sem prescrição, pois isso pode agravar o quadro ou mascarar uma doença mais séria.

 



Website: https://campanhas.fbg.org.br/saude-digestiva/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp