23/03/2022 às 15h23min - Atualizada em 23/03/2022 às 19h20min

Usina Coruripe adota solução LTE privado Furukawa para avançar rumo ao Agro 4.0

Redes sem fio multisserviços, baseadas na solução Furukawa, darão suporte às atividades das usinas do grupo na safra da cana-de-açúcar deste ano

DINO


Equipamentos e máquinas com tecnologia de ponta, modernos sistemas de irrigação, processos inovadores e investimento em pesquisa e desenvolvimento fazem da Usina Coruripe uma das maiores produtoras do setor sucroenergético do Brasil - com capacidade de processamento de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Para avançar ainda mais em direção à Agricultura 4.0, a usina detectou a necessidade de conectividade e, com esse objetivo, buscou a solução de LTE privado da Furukawa, que permite a implantação de redes sem fio multisserviços em áreas rurais - e grandes áreas em geral - utilizando tecnologia LTE na frequência de 250 MHz.

"Avaliamos várias alternativas de conectividade até conhecer a solução da Furukawa", conta Ledir Antunes Malaquias, coordenador na área de infraestrutura da Usina Coruripe. "Começamos fazendo uma prova de conceito (PoC) na unidade de Iturama, em Minas Gerais, e tivemos resultados muito bons, o que nos motivou a ampliar a experiência para outras unidades", acrescenta.

A PoC foi realizada em duas das quatro unidades da usina em Minas Gerais, entre fevereiro e julho de 2021, utilizando aplicações de controle agrícola. Em abril, a experiência foi iniciada em Coruripe, município de Alagoas onde fica a sede do grupo. Nesse caso, foi utilizada uma aplicação de controle de irrigação que envolve o acionamento e monitoramento remoto de sistemas e bombas.

"A transmissão de dados em tempo real deu mais agilidade às decisões, ao permitir o acompanhamento mais eficiente do que está acontecendo em campo", destaca Dumont Freitas Dutra Júnior, supervisor de controle agrícola da Usina Coruripe. "É possível, por exemplo, efetuar dinâmicas para melhorar o abastecimento de cana nas indústrias, otimizando o desempenho dos equipamentos no campo. Com a conexão, conseguimos diminuir o tempo de manutenção, acompanhar em tempo real o status das máquinas e qual a necessidade, caso haja indicação de um equipamento parado. Essa agilidade nas decisões se reflete em maior produtividade, melhor planejamento da produção e na diminuição dos deslocamentos de pessoas até o campo para buscar informações ou verificar eventuais problemas", explica.

Neste ano, a safra da cana-de-açúcar na Usina Coruripe Polo MG - que tem o início programado para abril - contará com o apoio da solução LTE privado da Furukawa. Segundo Ledir Malaquias, a rede já está implantada em três usinas localizadas no Triângulo Mineiro - Iturama, Limeira d’Oeste e Carneirinho -, atendendo uma área de 55 mil hectares. Neste mês de março, será a vez da unidade de Coruripe implantar sua rede banda larga privada, que irá atender 35 mil hectares de área. Toda a implantação do projeto está sendo feita em parceria com o Grupo Ferrante.

"São 80 pontos de acesso em Minas Gerais e 30 pontos em Alagoas", acrescenta Malaquias. "Esses pontos são equipamentos como notebooks, tablets, computadores de bordo nas máquinas agrícolas, celulares Android, entre outros, conectados à rede e transmitindo uma série de informações do campo", enfatiza. A conectividade também permite o acesso aos sistemas corporativos pelo pessoal que está no campo, bem como a atualização de mapas de linhas de plantio ou de colheita direto de tratores autônomos ou outros equipamentos agrícolas.

Para atender os 55 mil hectares de área em Minas Gerais, a Furukawa instalou três torres (uma por unidade da usina) com conjuntos de equipamentos que incluem antena e eNodeB. "A solução LTE 250 MHz da Furukawa é de fácil instalação, baixa manutenção e, em condições ideais, oferece cobertura de até 100 km de raio e até 15 Mbps na ponta, o que permite ter múltiplos serviços na rede", afirma Daniel Blanco, gerente de Engenharia Inovação da Furukawa. Ele explica que o software responsável pelo controle da solução (EPC) pode ser embarcado na eNodeB, que tem capacidade para suportar até 10 mil terminais registrados e cem em comunicação simultânea.

Os terminais de usuário (UEs) da solução Furukawa possuem Wi-Fi e GPS integrados, duas portas seriais RS232 e porta Ethernet RJ-45. Assim como a eNodeB - com a qual se comunicam -, são equipamentos multisserviços e com design robusto, podendo ser utilizados em tratores, máquinas agrícolas e veículos diversos, integrados a sensores, medidores e gateways IoT, para a coleta de dados em campo. "O objetivo é atender às necessidades de conectividade em grandes áreas, com mobilidade e garantia de banda adequada para a transmissão simultânea de dados, voz e vídeo em tempo real", conclui Blanco.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp