16/03/2022 às 17h05min - Atualizada em 16/03/2022 às 17h05min

​Prefeito confirma reajuste de 11% e readequação a servidores com menores salários

O prefeito Rodrigo Falsetti confirmou nesta quarta-feira, 16 de março, proposta de reajuste de 11% para servidores municipais e readequação salarial para funcionários com as menores faixas salariais, defasadas inclusive em relação ao mínimo nacional. O tema foi tratado em reunião com integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais, o Sindiçu, na presença do vice-prefeito major Marcos Tuckumantel, dos secretários de Administração, Kelly Cristina Camilotti Cavalheiro, e de Assuntos Jurídicos, João Valério Moniz Frango, e do chefe de Gabinete, Ruben Coimbra Novaes. 

De acordo com o prefeito, o cálculo considerou o compromisso firmado pela administração com a valorização dos serviços e a disponibilidade financeira do município, estando entre as maiores anunciadas em toda a região. “Existem limites que precisam ser respeitados, inclusive por Lei. Queremos e faremos tudo o que for possível, mas com responsabilidade”, disse.

Além do reajuste, a proposta contempla readequação de salários para cerca de 1.500 servidores que recebem hoje vencimento-base inferior ao mínimo – entre eles, coletores de lixo, serventes de pedreiro, escriturários, auxiliares de serviços gerais, cozinheiros, merendeiras e inspetores de alunos. 

Essas categorias terão melhorias no salário-base e também o reajuste de 11%. Com isso, o reajuste de algumas funções poderá atingir os 20%. “Essa mudança já deveria ter sido feita. Porque é lei. Mas nós estamos fazendo agora, aproveitando as discussões do dissídio. O índice de 11% é maior que a inflação do período, que foi de 10,80%, e é o que o município pode arcar nesse momento, que ainda é de incerteza”, explicou o prefeito ao presidente do Sindiçu, Waldomiro Sutério, o Miro. 

Além do reajuste, outros itens da pauta apresentada pelo sindicato da categoria estão sendo atendidos, como pagamento de hora extra do ponto facultativo para quem cumpre jornada de 12x36, pagamento de 35 horas extras para os guardas civis municipais e adequação da carga horária para os monitores sociais, de 220 horas para 200 horas por mês. O prefeito listou também outras reivindicações que já foram atendidas no período de um ano e três meses à frente da Prefeitura. 

“Reafirmo que os servidores merecem muito mais. E a gente já vem fazendo gestão para ir atendendo às diversas reivindicações, como a mudança na atribuição de aulas, o aumento no valor da diária, plano de saúde para os familiares dos servidores da Proguaçu, pagamento de insalubridade para os salva-vidas e para os agentes comunitários de saúde, pagamento do piso do magistério para os servidores que não atingiam esse valor. Ou seja, as reivindicações antigas estão sendo atendidas e vamos continuar atendendo sempre que possível”, ressaltou.

O prefeito também esclareceu que não procede a informação de que quem ocupa cargo comissionado recebeu reajuste de 30%. O que houve, ainda no ano passado, foi uma reestruturação administrativa das funções em comissão para atender a uma orientação da Justiça. Neste caso, os cargos, por exemplo, de diretor (antigo gerente) e assessor técnico são ocupados somente por servidores de carreira, o que não acontecia antes da mudança. 

“A gente vê muitas informações inverídicas circulando por aí. Nós defendemos a transparência e o diálogo e estamos abertos para vocês do sindicato, para o servidor e para a população. Não se pode misturar uma reestruturação administrativa com o reajuste da categoria, de todo o funcionalismo. Até porque essas funções questionadas são ocupadas pelo servidor de carreira”.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp