15/03/2022 às 22h46min - Atualizada em 15/03/2022 às 22h46min

Quer saber o motivo de sentir tanta sede depois de escovar os dentes?

Especialista explica o por quê dessa sensação e fala sobre os cuidados para evitar danos à saúde bucal

Escovar os dentes é um daqueles hábitos mecânicos que estamos acostumados a seguir diariamente depois de cada refeição. Se você sente sede depois de fazer a limpeza bucal com creme dental e enxaguante, saiba que essa reação é extremamente normal, mas é preciso se atentar aos cuidados para não prejudicar a saúde. 

O fato de sentir sede depois de escovar os dentes ocorre por causa de uma substância encontrada nas pastas e nos enxaguantes bucais: o Lauril Sulfato de Sódio. O composto químico é um tipo de detergente, que tem a função desengordurante e provoca espuma durante a escovação, segundo o cirurgião dentista da Orthopride de Caraguatatuba, Anderson Brasil. 

Ele explicou que essa substância química presente em grande parte dos cremes dentais contribui para a prevenção de cárie e a sensação refrescante na boca, mas como possui sódio em sua composição, causa efeitos colaterais como sede e o ressecamento da mucosa bucal, provocando mau hálito, gosto amargo e aftas.

“É preciso deixar o flúor agir nos dentes por 30 minutos e só depois ingerir líquido. Antes desse tempo, o pH bucal ainda está ácido e a chance de proliferação de bactérias aumenta e pode provocar cáries e erosão dentária”, afirmou. “Com a escovação imediata corre o risco de espalhar os ácidos na superfície dentária e causar danos ao esmalte dos dentes, principalmente se tiver consumido alimentos com mais ácidos ou ingerido bebidas com muita quantidade de açúcar, como é o caso de refrigerante, por exemplo”, completou.

Foto: Stock Photos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp