10/03/2022 às 15h22min - Atualizada em 10/03/2022 às 15h22min

Guardas civis municipais são homenageados em evento comemorativo

    A noite de quarta-feira, dia 9 de março, foi de homenagens e lembranças durante o evento, realizado no Teatro Tupec do Centro Cultural, que comemorou os 40 anos da Guarda Civil Municipal de Mogi Guaçu. O prefeito Rodrigo Falsetti, o vice-prefeito, major Marcos Tuckumantal e o secretário de Segurança, Paulo Henrique da Silva Gomes e o comandante da Guarda Civil Municipal, Elzio Romualdo recepcionaram os convidados.
    “Nossa Guarda é combatente, que cresceu ao longo dos anos. Sabemos das dificuldades, dos desafios e das demandas. A valorização é merecida e estamos fazendo gestão para que isso aconteça. O município é mais seguro com as fardas azuis em constante patrulhamento. A população precisa de vocês e peço para que vocês olhem para esse prefeito como um parceiro”, destacou o prefeito Rodrigo Falsetti.
    A noite foi marcada por homenagens aos guardas civis que estão na ativa há 30, 35 e 39 anos, as guardas femininas, aos que já passaram pela Corporação e também foram lembrados os que faleceram. Os ex-comandantes José Luciano Rodrigues Filho e Claudemir Adorno da Costa e o ex-chefe de Serviço, Valdir Delatorre estão entre os homenageados, assim como o ex-diretor Administrativo Adriano Luciano Rodrigues, o vereador Adriano Batatinha, que é guarda civil. Os ex-secretários de Segurança, major Marcos Tuckumantel e a vereadora delegada Judite também receberam homenagens.
    “Muitos fizeram feitos históricos e heroicos que marcaram a Corporação e a vida da população guaçuana. São centenas que usaram esse uniforme azul e contribuíram com a cidade. Vivemos, agora, uma era tecnológica e vamos avançar para o monitoramento por vídeo e caminhamos para a tão esperada valorização”, comentou o secretário de Segurança.
    Durante o evento, guardas civis da cidade de Itaquaquecetuba se apresentaram com música de qualidade e também houve palestra com os GCM’s convidados Eliel Miranda (Paulínia) e Lucas Cardoso (Atibaia). Quem abrilhantou a noite foram os guardas civis mirins. Trata-se de um novo projeto da GCM de Mogi Guaçu.
    “Não foram poucas as vezes que recebemos ligações de pais cujos filhos pediam a presença das nossas equipes em seus aniversários, inclusive com o tema da festa baseado na GCM. Isso despertou no inspetor Camargo a ideia de presentear os aniversariantes com o uniforme azul marinho. Ao todo, hoje, são 15 uniformes distribuídos. Daí surgiu a possibilidade da formação de um grupo oficial de guardas mirins e queremos manter esse sentimento e aproximar ainda mais a Corporação e a sociedade. São hoje, novos membros da GCM”, explicou Paulo Gomes.
     Além dos guardas civis municipais, secretários municipais, familiares dos homenageados, representantes do Conseg, do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar e os vereadores Jéferson Luís, Lili Chiarelli, delegada Judite e Adriano Batatinha participaram do evento.
 
História
A primeira turma da cidade, com 60 guardas municipais sob o comando de Jairo José de Oliveira, foi formada em 9 de março de 1982. Hoje, a Guarda Civil Municipal conta com 130 agentes, 22 viaturas, cinco cães, quatro divisões de atuação, armamento de primeira linha e ampla estrutura de trabalho para garantir segurança nas quatro regiões de Mogi Guaçu. Em 2005, com a criação da Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Civil Municipal ganhou mais visibilidade e autonomia perante os demais órgãos municipais, o que possibilitou direcionar de forma mais específica e técnica as ações da corporação.
 
Homenageados
 Subcomandante mais antigo
Armando Majoli
 
Falecidos
Venício Moreira
José Ademílson Bertazoli
Paulo Eduardo Archangelo
Laércio da Silva
Ademar Barbosa
 
GCMs com mais 35 anos
Mauricio Rodrigues
Laércio da Silva
Jorge Brandino
Elias Manoel de Araújo
Paulo Matiello
Roque Santana
Leonardo Pontelli Filho
José Carlos Marques
Ailton Francioli
Altamir  Rodrigues Pereira
Darci de Oliveira
Hélio Mariano Lopes
Luis Cláudio Brito
 
GCMs com mais de 30 anos
José Geraldo da Silva Cândido
Valdeci de Paula
Antonio Carlos Moreira Matias
Claudinei Alves de Godoy
Edson Rodrigues da Silva
Luiz Carlos de Lima
Paulo Sérgio Ambronísio
Benedito Celso Vilela
Mário Lúcio Floriano
Edson Antônio Martins
José Mauro Muniz Santana
Francisco Galhardo
Donizete Aparecido da Costa
Geraldo Revelin Filho
Josué da Rocha
Laerte Batista Borges
Aparecido Gomes
Arlindo Cesar Pelegrino
Paulo Roberto dos Santos
João Batista Anselmo
Adenilson de Camargo
Marcos Roberto Firmino
Mauro Ferreira
Paulo Sergio Mariano
José Anibal de Assis Castro
Manoel Roberto Milanez
Antônio Inácio de Souza
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp