02/03/2022 às 15h16min - Atualizada em 02/03/2022 às 15h16min

​Instituto Butantan inicia novo mapeamento de variantes da Covid-19 em Mogi Guaçu

O projeto itinerante do Instituto Butantan, LabMóvel, desembarcou em Mogi Guaçu, nesta quarta-feira, dia 2 de março, no estacionamento do Shopping Boulevard. O objetivo é mapear e sequenciar o vírus SARS-CoV-2, identificando as variantes que circulam na cidade e adjacências, além de acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos. O laboratório tem capacidade para a análise de 600 amostras (PCR) por dia. No local não é coletado exame. 

Além de Mogi Guaçu, outros 15 municípios serão mapeados, sendo eles: Aguai, Águas de Lindoia, Bragança Paulista, Caconde, Estiva Gerbi, Itapira, Jaguariúna, Mogi Mirim, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz dos Palmares, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Socorro e Vargem Grande do Sul. As amostras serão coletadas em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhadas ao laboratório itinerante.

Com as análises realizadas dentro do LabMóvel é possível obter o resultado em até 24 horas, a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner, e, em seguida, inicia-se o sequenciamento, que pode durar de três a 12 dias, dependendo da variante encontrada. Fora do contêiner, todo esse processo pode durar de 10 a 12 dias.

"Nosso objetivo com o laboratório itinerante é analisar as amostras com mais agilidade e assertividade para entender quais regiões do Estado precisam de mais atenção”, afirma Sandra Coccuzzo, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan.

Os moradores da cidade poderão acompanhar os trabalhos dos pesquisadores de perto. Isso porque, a estrutura do veículo, de mais de 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura, conta com uma parte de vidro que permite a observação dos procedimentos realizados pelos cientistas.

“A iniciativa vai permitir que as pessoas vejam os equipamentos e cientistas do instituto em ação, aproximando ainda mais a ciência da população brasileira”, afirmou Eduardo Araújo, CEO da Loccus, parceira do Butantan no projeto.

O veículo, equipado com alta tecnologia, possui três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros. O investimento total foi de R$ 3 milhões.

O projeto iniciou-se em agosto de 2021, na cidade de Aparecida, e encerrou o ano em Ribeirão Preto. Em janeiro, esteve em Bauru e, em fevereiro, locou-se em Mirassol, interior de São Paulo. Nesta última cidade, foram 22 dias de trabalho e quase 5.400 amostras testadas. Esta será a 10ª parada do laboratório itinerante e a terceira em 2022.

LabMóvel
Os municípios que recebem o laboratório se responsabilizam por realizar as coletas de amostras em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhá-las ao laboratório itinerante. Lá, por sua vez, os especialistas realizam o diagnóstico e, então, separam as amostras positivas para iniciar o sequenciamento e identificar as variantes.

O sequenciamento é necessário porque os vírus sofrem mutações, ou seja, alterações em seus códigos genéticos, gerando variantes. Para realizar o mapeamento das variantes é necessário, em primeiro lugar, extrair o RNA da amostra coletada. Em um segundo momento, essas moléculas passam por um processo de conversão para DNA que, posteriormente, é multiplicado em diversas cópias que são inseridas no sequenciador. Um computador libera os resultados e a análise é realizada por especialistas, conhecidos como bioinformatas.

Atualmente, o Instituto Butantan coordena a Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2 e recebe dados dos demais parceiros da rede: Hemocentro de Ribeirão Preto/FMRP-USP, FZEA-USP/Pirassununga, Centro de Genômica Funcional ESALQ-USP/Piracicaba, Faculdade de Ciências Agrônomas UNESP/Botucatu, FAMERP São José do Rio Preto e Mendelics.

O projeto envolve cerca de 20 funcionários do Butantan e já soma mais de 1.105 horas trabalhadas, além de mais de 35,8 mil amostras testadas no período.

Serviço
LabMóvel
Data: A partir de 2 março
Horário: 8h às 17h
Local: Estacionamento do Shopping Boulevard 
Endereço: Av. Mogi Mirim, 210 - Centro, Mogi Guaçu - SP, 13844-110
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp