As duas equipes destaques das principais competições nacionais em 2021, Atlético MG e Flamengo, se enfrentaram pela Supercopa do Brasil, que foi realizada no último domingo, 20, na Arena Pantanal, em Cuiabá e a equipe mineira garantiu o título ao vencer a disputa nos pênaltis após empate em 2 a 2 no tempo normal. O evento se tornou atrativo para empresas explorarem suas marcas devido à grande exposição midiática e oportunidade de ativações com o público.
Nomeada como Supercopa do Brasil Kia 2022, a empresa coreana se tornou a principal patrocinadora, levando o naming right da competição. Outras dezessete cotas também foram disponibilizadas, contabilizando mais de 11,5 milhões de reais em propriedades comercializadas.
A Dattas Telecom, empresa brasileira do ramo de telecomunicação e datacenter, foi outra patrocinadora do evento do último domingo. Buscando o fortalecimento de marca nacionalmente e o relacionamento com o público que consome esporte, a empresa incluiu pela primeira vez em suas estratégias de publicidade, a verba voltada para o marketing esportivo direcionado.
“Como todo brasileiro, acreditamos no Brasil e no esporte que mais amamos. Iniciamos um novo ciclo em nossa história e escolhemos também o marketing esportivo para não só apresentar, mas consolidar nossa marca. Nós da Dattas amamos também o futebol e fomos motivados a estarmos juntos dessas duas grandes equipes que estão se destacando no cenário brasileiro. Acreditamos que por meio do esporte, entramos em outro patamar de atuação e influência no segmento onde atuamos.” explica o fundador da empresa, Guilherme Oliveira.
A empresa esteve ao lado de diversas outras marcas nacionais e internacionais. Com cotas variadas, as exposições foram desde a marca nos painéis de leds, ativações com torcedores no estádio, inclusão no backdrop de entrevistas, até conteúdos digitais nos canais oficiais do evento.
O jogo teve transmissão ao vivo pela Rede Globo e Sportv, além de obter grande relevância e espaço na mídia nacional e internacional. De acordo com a Kantar Ibope Media, a partida foi líder de audiência no horário, obtendo 18.6 pontos na grande São Paulo pela Rede Globo.
Segundo Thiago Orlandine, CEO da Layup Sports, agência especializada em marketing esportivo, cada vez mais eventos esportivos com estilo americano estão ganhando força no Brasil, fortalecendo e ao mesmo tempo evoluindo a forma de ativar as marcas patrocinadoras.
“Tivemos recentemente o Super Bowl, evento referência no mundo de como fazer muito mais do que apenas um jogo entre equipes. Para muitos foi o maior Super Bowl de todos os tempos e todo esse investimento no espetáculo vem ganhando força também no Brasil. A Supercopa do Brasil é um exemplo disso e foi uma excelente oportunidade para marcas que buscam o esporte como investimento publicitário. Sem dúvida o retorno é muito grande e os números de relatórios comprovam isso. Apenas o esporte une a paixão com uma marca e, apesar de em nosso país ainda estarmos engatinhando em como explorar ao máximo isso, já estamos evoluindo”, explicou Orlandine.
A Supercopa do Brasil foi criada em 1990, mas inicialmente teve apenas duas edições. A primeira vencida pelo Grêmio e no ano seguinte, em 1991, o campeão foi o Corinthians. Em 2020 ela retornou e o Flamengo venceu o Athletico Paranaense. Já em 2021 o clube carioca venceu o Palmeiras e agora quem ficou com o título foi o Atlético Mineiro.