16/02/2022 às 16h16min - Atualizada em 16/02/2022 às 16h16min

Pequenos reparos dão vida nova a peças paradas no guarda-roupa

Docente da área de moda do Senac Mogi Guaçu ensina truques para melhorar o caimento das peças; segmento é uma boa opção para quem deseja ter uma renda-extra

     Comprar roupas no Brasil é bastante caro, de acordo com a última edição do índice Zara, realizado pelo Banco BTG Pactual, que compara os preços das roupas comercializadas pela rede varejista em diferentes partes do mundo. O índice aponta que o Brasil é o 7º mais caro, dos 50 países analisados. Portanto, antes de sair por aí comprando é preciso atenção e muitas vezes revisitar o próprio guarda-roupa, afinal muitas vezes temos ótimas roupas, mas que ficam paradas por falta de pequenos ajustes que fazem a diferença.
“Os ajustes mais procurados são: barra original em jeans, barra à mão de calça social, barra de blusas e vestidos, ajuste de cintura, trocar zíper tanto comum quanto invisível, ajustes em camisas sociais para deixar mais slim. Esses pequenos detalhes, deixam as peças prontas para uso rapidamente”, explica Simone Mendes, docente da área de moda do Senac Mogi Guaçu.
     Para quem gosta da área de moda, uma boa porta de entrada no mercado é começar fazendo ajustes, pois segundo Simone sempre há demanda por esses serviços e faltam profissionais capacitados. Outro ponto é investir na customização de peças que podem ser vendidas com um bom valor agregado, já que se tornam únicas. “Fazer um bordado, uma pintura a mão, detalhes em crochê. O trabalho manual vem sendo uma grande tendência no mercado da moda, principalmente dentro do movimento de Upcycling (técnica de reaproveitamento de peças de roupas e materiais já existentes, transformando o que seria descartado em aterros sanitários e dando um novo sentido para elas)”, ensina Simone.
     O curso Técnicas Básicas de Costura é indicado tanto para quem está entrando no mercado, como para as pessoas que desejam aprender um pouco sobre a área e poder fazer seus próprios ajustes. E para quem deseja fazer uma marcação correta de barra de calça, a docente dá mais uma dica. “Há três formas de fazer isso: marcar a peça no corpo do cliente; marcar a barra medindo por outra peça que esteja boa, a partir do gancho; ou tirar as medidas do corpo caso seja uma reforma”, detalha Simone. 
     Para mais informações e inscrições para os cursos na área de moda, acesse o Portal do Senac Mogi Guaçu: www.sp.senac.br/mogiguacu.
Serviço
Senac Mogi Guaçu
Endereço: Rua Adelino Damião, 55 - Jardim Paulista, Mogi Guaçu/SP
Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp