24/01/2022 às 15h03min - Atualizada em 24/01/2022 às 15h03min

Clareamento dental: conheça os tipos e os cuidados

Considerados os mais tradicionais, os clareamentos feitos em consultórios ou caseiro devem ser supervisionados pelo profissional

Rodrigo Machado - Assessor de Imprensa
Ter dentes brancos e saudáveis é o desejo de todas as pessoas que buscam um sorriso mais bonito. Se você está pensando passar por um tratamento de clareamento é preciso conhecer as opções disponíveis, os cuidados durante o procedimento e ficar por dentro das dicas para manter o sorriso e a estética em dia.
 
No mercado estão disponíveis diversas opções de tratamento. Entre os tipos estão o feito a laser, com moldeira ou com pastas de dentes, fitas e gel, enxaguantes bucais clareadores, bandejas de clareamento e aplicação de facetas de porcelana ou de resina.
 
Considerados os mais tradicionais, os clareamentos feitos em consultórios ou caseiros devem ser supervisionados pelo profissional. Antes de entrar em detalhes é preciso entender que o procedimento é simples e direto, que consiste na remoção de pigmentos que amarelam ou escurecem os dentes, segundo a ortodontista Thyarla Arruda Alves, da Orthopride de Jundiaí.
 
“Antes do tratamento é fundamental fazer uma limpeza para a retirada de tártaro e verificar junto ao dentista se não há inflamação nas gengivas. Pessoas com restaurações devem ficar atentas, pois o produto não age sobre elas. Então, caso tenha alguma restauração estética na parte da frente do dente, deve-se considerar trocá-las depois do clareamento”, disse.
 
A especialista contou ainda que o clareamento caseiro se torna seguro desde que seja feito sob orientação e acompanhamento de um dentista. “Pois podem ocorrer algumas reações adversas como sensibilidade dentária ou inflamação do tecido gengival. Ele é feito com uma moldeira utilizada em casa, porém precisa de visitas semanais para que haja um controle para eficiência durante o processo”, disse.
 
Já no clareamento no consultório normalmente cada sessão tem duração de 40 a 90 minutos, e pode ser feito com três aplicações na mesma sessão, mas depende muito da sensibilidade do paciente. As sessões também variam de 1 a 4, de acordo com a cor que podemos alcançar. O intervalo entre as sessões é de 7 a 10 dias.
 
“No consultório, a concentração da substância clareadora é maior em comparação ao caseiro. O profissional aplica um gel com agentes clareadores, deixando-os agir por ao menos 15 minutos. Durante o procedimento, o dentista realiza o afastamento dos lábios e a proteção da gengiva por meio de resina fotopolimerizável, que endurece quando entra em contato com a luz”, afirmou.
 
 
 
Segundo ela, a principal vantagem oferecida é a instantaneidade do agente clareador. Assim, os resultados são vistos mais rapidamente, já que os dentes ficam mais claros logo na primeira sessão. “Esse procedimento é realizado exclusivamente em um consultório odontológico”, contou.
 
Quer saber mais sobre o assunto?
 
A ortodontista Thyarla Arruda Alves (CRO 124470/SP), da Orthopride Jundiaí, está à disposição para conceder entrevistas e dar detalhes sobre o assunto.








 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp