20/12/2021 às 14h49min - Atualizada em 20/12/2021 às 14h49min

Natal e Ano Novo pedem ceias saborosas e econômicas

Docente do Senac Mogi Guaçu ensina como fazer algumas substituições para as festas sem estourar o orçamento

É tempo de celebrar. As festas de fim de ano estão chegando e para deixa-las ainda mais saborosas, Paulo Resende, docente da área de gastronomia do Senac Mogi Guaçu ensina como tornar esses momentos economicamente mais acessíveis. No Natal, por tradição prepara-se peru, chester, leitoa, peixe, pernil, salpicão, salada de maionese, farofa, arroz com uvas-passas, dentre outras preparações, mas não existe unanimidade nessa hora, fatores como o momento financeiro, sazonalidade e regionalidade devem ser levados em conta, fazendo com que seus planos necessitem ser reavaliados.
“As adaptações são bem variadas, por exemplo, em relação ao peru e chester que nessa época tem os preços bem elevados, poderia ser substituído por frango, a leitoa por cortes menores dependendo do número de pessoas presentes, para alguns substituir peixes como bacalhau e salmão por peixes de rios, que se bem preparados são muito saborosos e para o brinde é interessante pesquisar por espumantes nacionais”, ensina.
No Ano Novo, a dica para atrair bons fluídos é consumir lentilha, romãs e evitar as aves, pois elas ciscam para trás, sendo assim a carne de porco uma boa opção. Paulo explica que para quem tem disponibilidade, pode preparar na churrasqueira, o que diminui também o consumo de gás de cozinha, utilizando papel celofane (diferente do papel alumínio que só cozinha, o celofane cozinha e doura). “Enrola-se os cortes umas quatro vezes e leva para churrasqueira por aproximadamente 4 horas. Mas, se precisar fazer no forno, opte por cortes menores, em relação a peças grandes, pois assam mais rápido”.
Uma sugestão do docente para não pesar no bolso de ninguém é organizar uma ceia colaborativa, onde cada família leva um prato. “É interessante combinar previamente o que será levado para evitar pratos em duplicidade. No caso das bebidas, é bacana estipular um tipo de cerveja, por exemplo, para não correr o risco de levar uma e acabar bebendo outra. Para o brinde do ano novo, podem arrecadar o valor e comprar a quantidade suficiente para ao menos uma taça por pessoa”. 
E para quem prefere comprar a ceia pronta, deve ter em mente a quantidade exata de pessoas que participarão para que não sobre e nem falte, procure também saber as particularidades de cada convidado. “Certifique-se se haverá pessoas vegetarianas ou que não comem algum item da ceia para que todos participem das comemorações, a partir daí é só se deliciar de suas ceias”, finaliza.
Quer aprender um pouco mais sobre gastronomia? O Senac Mogi Guaçu está com inscrições abertas para os cursos Técnico em Cozinha; Técnico em Nutrição e Dietética; Auxiliar de Cozinha; Cardápio de Botequim; Cardápio Diet e Light; Cozinha Vegana; Formação Básica em Cozinha Fria; Formação Básica em Gastronomia; Hambúrguer Artesanal; Pizzas Doces e Salgadas; Preparo de Sushis e Sashimis; Técnicas para Cozinha Quente: culinária japonesa;  Técnicas para Cozinha Quente: massas artesanais; Bolos e Tortas e também Doces Finos para Festas. Para mais informações e inscrição, acesse: www.sp.senac.br/mogiguacu.
 
Serviço
Senac Mogi Guaçu 
Endereço: Rua Adelino Damião, 55 - Jardim Paulista - Mogi Guaçu/SP
Informações: www.sp.senac.br/mogiguacu

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp