Que tal colocar a vacinação contra a Covid-19 em dia? A Secretaria Municipal de Saúde programou para este sábado, 11 de dezembro, mais um Dia V de imunização de livre demanda contra a Covid-19. A ação, denominada de Sábado sem Covid, será realizada em 15 unidades de saúde no período das 8h30 às 15h30.
O Sábado sem Covid terá atendimento nas unidades de saúde da Santa Cecília, Suécia, Chaparral, Fantinato, Zaniboni I, Zaniboni II, Zona Norte, Hermínio Bueno, Guaçuano, Ypê 2, Alto dos Ypês, Ypê Pinheiro, Guaçu Mirim, Chácara Alvorada, e Martinho Prado.
Serão disponibilizados 6.300 imunizantes para atender 1ª, 2ª e 3ª doses. A 1ª dose é destinada a qualquer pessoa com mais de 12 anos e a 2ª dose para quem está com o complemento em atraso. Já a aplicação de reforço, 3ª dose, estará disponível para as pessoas que tomaram a segunda dose há quatro meses.
“A vacinação de livre demanda tem se mostrado uma ação positiva junto à população e atingido números expressivos. Desta forma, conseguimos atender um maior número de pessoas e aumentar ainda mais nossos índices de imunização”, comentou a enfermeira da pasta, Luciana Leinatti.
A enfermeira destacou também que vacinação noturna promovida pela Secretaria de Saúde, na Praça Rui Barbosa (Recanto), no Centro, está atingindo as expectativas de público. “661 doses de imunizantes já foram aplicadas durante os dois primeiros dias em que realizamos a vacinação noturna”, disse.
A vacinação noturna na Praça de Recanto continua nesta sexta-feira, 10, e segue nos dias 14 (terça-feira), 15 (quarta-feira) e 16 (quinta-feira), sempre das 18h às 21h. Para esta ação, uma tenda foi instalada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas que estejam com alguma dose em atraso.
“Também estão disponíveis 1ª, 2ª e 3ª doses e não há necessidade de agendamento prévio. No entanto, é preciso que as pessoas levem o comprovante de vacinação, caso já tenham tomado alguma dose, e o comprovante de endereço”, explicou.
Luciana Leinatti ressaltou ainda que a vacinação de livre demanda também está sendo realizada em 12 unidades de saúde de Mogi Guaçu com a finalidade de atrair o maior número de cidadãos, principalmente, os faltosos para que completem o esquema vacinal, que é essencial para a proteção contra a Covid-19.
A vacinação de livre demanda está sendo feita nas unidades de saúde do Guaçu Mirim, Rosa Cruz, Centro de Saúde, Hermínio Bueno, Zaniboni I, Zaniboni II, Fantinato, Ypê Pinheiro, Santa Terezinha, Santa Cecília, Suécia e Guaçuano.
Em Mogi Guaçu, até o momento, 254.938 doses foram aplicadas no município desde o início da campanha, no final de janeiro. São 122.955 imunizados com a primeira dose, 112.832 pessoas com duas, sendo 3.992 com o imunizante de dose única. Além disso, 15.159 doses adicionais de reforço também foram aplicadas.