25/11/2021 às 15h02min - Atualizada em 25/11/2021 às 15h02min

Na Câmara Municipal, Guilherme Campos apresenta ações do Sebrae no município

Atendendo convite feito pela Câmara Municipal, o diretor de administração e finanças do Sebrae, o ex-deputado federal Guilherme Campos, esteve segunda-feira (22) no legislativo guaçuano para falar das ações e estratégicas da entidade para fomento do empreendedorismo em Mogi Guaçu. Ele esteve acompanhado de sua equipe técnica, dentre eles, o diretor do escritório regional do Sebrae em São João da Boa Vista, Marcos Kremer.
Guilherme ressaltou que o Sebrae tem a missão de cuidar de pessoas empreendedoras que tem ou que querem ter o seu próprio negócio. Seu público é formado por MEIs (Microempreendedor Individual), MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte), um grupo, segundo Guilherme, que representa 99% dos CNPJs do país e 55% do emprego da iniciativa privada.
“A grande empresa é importante, o grande investimento é importante, mas quem dá a cara, a alma, a personalidade para uma cidade são os seus empreendedores. O Sebrae está ai para tornar esses negócios cada vez mais fortes e mais representativos”, apontou. 
O diretor apontou algumas linhas de ações da entidade. Uma delas é voltada para crianças e adolescentes, por meio da educação empreendedora. O JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é um ensino do empreendedorismo para estudantes do primeiro ao nono ano e seu objetivo é inserir o gosto e despertar a aptidão ao empreendedorismo.
Outra ação está focada na relação do poder publico com os empreendedores, aplicando uma politica em parceria com FGV (Fundação Getúlio Vargas) na área de politicas publicas. “É criar e melhorar o ambiente de negócios nos municípios, como nas compras publicas, preparando os dois lados, o empreendedor para vender para a prefeitura e a prefeitura saber compra das empresas locais, para que o dinheiro circule dentro do município”, frisou.
A inclusão produtiva é outra ação do Sebrae, na qual oferece oportunidade, através da rede de assistência social, chegar a todos os cantos da cidade, principalmente nas regiões de vulnerabilidade social mais acentuada. “Dar qualificação profissional para que as pessoas tenham a oportunidade de melhorar seu serviço, seu produto, ter mais qualidade na sua empresa”, atentou.
Guilherme Campos fez questão de ressaltar a nova filosofia de trabalho do Sebrae. “Antes, o Sebrae exigia uma contribuição financeira dos municípios como contrapartida. Hoje, o que exigimos de contrapartida é que consigam levar o Sebrae até as pessoas, nas localidades mais distantes, que sozinho o Sebrae não conseguiria chegar. O Sebrae muda a vida das pessoas. Portanto, nos usem e nos levem até as pessoas”, reforçou.
Fazendo uso da palavra, Marcos Kremer apresentou algumas das ações aplicadas pelo Sebrae em Mogi Guaçu, como o Empreenda Rápido, a Organização de Negócios, o Posto Sebrae Aqui, os projetos de Soluções Setoriais para a Indústria e para o Comércio, o Inova 5s, o Sebrae Inova, o SebraTEC e o Brasil Mais. 

CONSULTORIAS
Durante a passagem por Guilherme Campos a Mogi Guaçu, foi confirmada a parceria do Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas para a realização de consultorias gratuitas em áreas de desenvolvimento na cidade. Foram formalizados na ocasião, os termos de compromisso com a Prefeitura para que o Sebrae possa aplicar as consultorias.
Os trabalhos serão realizados em áreas como elaboração de projetos de captação de recursos; modernização administrativa; modernização do Código de Obras e Edificações; assistência social como promotoria de inclusão produtiva; implantação e fortalecimento do cooperativismo e associativismo, dentre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp