11/11/2021 às 20h50min - Atualizada em 11/11/2021 às 20h50min

​Áreas voltam a receber lixo e entulho dias depois de limpas

Equipes responsáveis pela limpeza pública da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) estão fazendo os serviços de remoção de lixo e entulho descartados irregularmente em áreas públicas. O trabalho é feito com frequência com o objetivo de acabar com os conhecidos bolsões identificados em diversos pontos de Mogi Guaçu.

Porém, o trabalho não tem surtido efeito, uma vez que, dias após a limpeza das áreas, lixo e entulhos voltam a ser jogados em diversos pontos do município. Para o secretário de Serviços Municipais, Benito Aiello, é preciso uma conscientização por parte da população. 

“Precisamos da colaboração da comunidade para resolver esse problema crônico. O serviço envolve custos e mão de obra e não resolve em caráter definitivo, pois em questão de dias, e às vezes até de horas, novos despejos já são feitos novamente pela população”, destacou.

Há cerca de 15 dias, a retirada de lixo e entulho foi feita em 65 áreas dos bairros Ypê V, Santa Cruz e Ypê Amarelo, na Zona Norte, ao longo da extensão das Avenidas Basílio Brugneroto, Georgina Theodoro de Oliveira, Alíbio Caveanha, Ana Ribeiro e Maria Madalena Vedovello Canato. No entanto, estes mesmos locais estão novamente cheios. 

Benito Aiello comentou que existem na cidade mais de 100 pontos de descarte irregular e que todos apresentam o mesmo problema: são limpos e voltam a receber lixo e entulho. “Por isso, é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a necessidade de abandonar essa prática e fazer denúncias sempre que algo assim for flagrado”, ressaltou.

Nesta semana, com o intuito de intensificar ainda mais as ações da limpeza urbana, a pasta iniciou a instalação de câmeras de vigilância nos principais pontos utilizados pelos munícipes para o descarte irregular de lixo. “Temos que inibir a prática irregular e extinguir os chamados ‘lixões’ do município. É um dos principais desafios que enfrentamos nesse momento para manter as áreas públicas livres do lixo doméstico, entulho e demais resíduos jogados indevidamente”, disse. 

Vale destacar que a ação é uma atitude passível de multa que pode variar de 200 a 400 Ufims (Unidade Fiscal do Munícipio), o que equivale a R$ 4,02, no dia de hoje e de acordo com a gravidade da ação cometida. A população também pode ajudar denunciando os atos irregulares pelo telefone (19) 3811.7030 ou enviando e-mail para ssm-dlp@mogiguacu.sp.gov.br.

Ação
Nas últimas semanas, a divisão de limpeza pública de recolhimento de galhos e entulhos da Secretaria de Serviços Municipais limpou 80 áreas de descarte irregular de lixo doméstico, entulho e demais resíduos jogados indevidamente em espaços públicos. 

Além dos 65 espaços públicos dos bairros da Zona Norte, o trabalho também foi executado em 15 pontos da Avenida José Rodrigues Neto, conhecida como Avenida das Torres, na Zona Leste. Depois do mapeamento e limpeza destas áreas, foram instaladas placas de ‘proibido jogar lixo neste local’ em cada um deles.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp