De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil, somente em novembro de 2020, 21% dos brasileiros que solicitaram crédito tiveram o pedido negado.
Dentre os principais motivos das negativas estão: nome sujo, falta de comprovação de renda ou renda insuficiente. Além desses problemas, quando se trata de cartões de crédito, os bancos levam em consideração o perfil do cliente, já que existem diversas modalidades diferentes para esse produto.
Escolher o produto financeiro mais adequado aumenta as chances de o cliente ser aprovado em sua solicitação de crédito. Portanto, o ideal na hora da solicitação de um cartão de crédito é que o cliente analise se esse produto realmente se encaixa com o seu perfil. Por exemplo: o melhor cartão de crédito para aposentados seria o consignado.
Fintech auxilia consumidores a encontrar o melhor cartão de crédito
Nesse sentido, uma fintech do interior de São Paulo oferece serviços que ajudam os consumidores a encontrar o cartão de crédito mais adequado para cada perfil. Através do marketplace, os usuários podem consultar o score de crédito gratuitamente e, através do banco de dados do cliente, a fintech consegue indicar os produtos financeiros emitidos por bancos que têm mais chances de aprovar a solicitação do usuário.
Um marketplace é uma plataforma online que funciona como um shopping virtual. Essa plataforma reúne vários vendedores em um só ambiente, para que os usuários possam comparar com mais facilidade e conhecer os detalhes de cada produto.
Assim, o cliente não precisa ir até várias agências bancárias até encontrar o cartão de crédito que mais combina com ele. No marketplace eles encontram todas as informações necessárias para que a comparação seja mais simples, rápida e eficaz, como: anuidade, taxas, tarifas, bandeira, benefícios, renda mínima e até uma avaliação detalhada de um especialista em produtos financeiros.
Além da possibilidade de escolha por comparação de taxas e tarifas, o usuário pode utilizar filtros para selecionar a categoria que mais faz sentido para a necessidade dele, como: cashback, milhas, anuidade grátis, recompensas, cartões destinados a clientes negativados ou com score de crédito baixo.