11/05/2021 às 15h12min - Atualizada em 11/05/2021 às 15h12min

​Saúde suspende agendamento de gestantes após recomendação da Anvisa

     A Secretaria Municipal de Saúde informa que suspendeu temporária e preventivamente o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para gestantes com comorbidades por orientação do Governo do Estado e também em atenção à recomendação divulgada recentemente pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
     A indicação diz respeito, exclusivamente, a este grupo quanto à aplicação da vacina AstraZeneca/Fiocruz, única disponível no município para esta fase da campanha de imunização.

ESTADO
     Foi suspenso em todo o Estado a vacinação contra a covid-19 de gestantes com comorbidades, que estava prevista para iniciar nesta terça-feira, 11. Na segunda-feira à noite, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado recomendando a suspensão da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em grávidas.
     O governo do Estado disse que novas informações sobre a imunização do grupo serão divulgadas depois que o Programa Nacional de Imunicação (PNI) do Ministério da Saúde e a Anvisa emitirem pareceres técnicos acerca do tema.
      A orientação da Anvisa é para que seja seguida a bula atual do medicamento da AstraZeneca, na qual não consta o uso em gestantes. De acordo com a nota, a decisão é fundamentada no "monitoramento constante de eventos adversos possivelmente causados pelas vacinas em uso no País." Alguns estados já tinham iniciado a vacinação de grávidas com comorbidades.
    O uso "off label" de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, fica restrito aos casos em que haja recomendação médica, mediante avaliação individual, por um profissional de saúde que pondere os riscos e benefícios para a paciente.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp