11/05/2021 às 08h55min - Atualizada em 11/05/2021 às 08h55min

Maio Verde Esmeralda: pela valorização da enfermagem

      Maior contingente de profissionais da saúde, a enfermagem historicamente sempre esteve na linha de frente do cuidado, garantindo o acesso das pessoas à saúde nos momentos em que elas mais precisam. A precursora da profissão, Florence Nightingale, atuou na Crimeia e atendia os feridos. Sua dedicação e técnica reduziu drasticamente as mortes no hospital militar. Ela então passou a ser mundialmente conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois percorria todas as enfermarias com uma lanterna na mão. Mesmo não sendo uma profissão reconhecida e de prestígio na época, Florence não mediu esforços para salvar vidas.
    Mais de um século depois, a enfermagem segue na linha de frente da saúde, composta por milhões de Florences, fundamentais para a assistência à população, porém sem a devida valorização. A pandemia da Covid-19 revelou uma realidade antiga: a enfermagem é a profissão que está 24 horas por dia ao lado dos pacientes, porém não possui sequer um piso salarial ou jornada regulamentada. Está exposta a riscos químicos e biológicos, mas não tem direito a aposentadoria especial ou adicional por insalubridade.
     Para sensibilizar as autoridades e a sociedade sobre as pautas da categoria, o Coren-SP lançou o mês Maio Verde Esmeralda. A ação ocorre paralela à Semana da Enfermagem, celebrada anualmente entre 12 e 20 de maio. “A Semana da Enfermagem é um momento importante de celebração da importância da nossa categoria para o acesso à saúde e, também, de sensibilização acerca das nossas pautas relacionadas à maior valorização e melhores condições de trabalho”, afirma o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos.
     Esta mobilização ocorre em um momento crucial para a categoria. Existe hoje no Congresso Nacional, o projeto de lei 2564/2020, que estabelece um piso salarial vinculado à jornada de 30 horas semanais. No momento essa PL está em fase de consulta pública, que é quando a sociedade civil pode e deve contribuir. Nesse momento o apoio da população a essa pauta é fundamental. Para que a saúde avance é preciso que a enfermagem avance com melhores condições de trabalho e mais valorização. “Um profissional dignamente remunerado tende a não precisar recorrer a inúmeros vínculos de trabalho e dessa forma, tem mais tempo para se recompor das jornadas exaustivas, o que o torna mais disposto para oferecer uma assistência segura e de qualidade à população. Dessa forma, todos ganham com a valorização da categoria: saúde, a população e a enfermagem”, pondera James.
    Também em celebração à Semana da Enfermagem, o Coren-SP preparou uma programação científica com palestras e mesas de debates para a categoria. As inscrições são gratuitas e há geração de certificado. Confira: www.coren-sp.gov.br/semana/.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp