21/09/2021 às 10h38min - Atualizada em 21/09/2021 às 10h38min

​Prefeitura prepara inauguração do ‘Farmácia de Todos’ para outubro

     Aprovado em abril deste ano pela Câmara Municipal, por meio de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Natalino Antonio da Silva (PSDB), e sancionado pelo prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania), a instituição do ‘Farmácia de Todos’ em Mogi Guaçu já tem data marcada: dia 16 de outubro, data de inauguração do novo serviço prestado pelo município. 
     Chamado inicialmente de Banco de Medicamentos, o ‘Farmácia de Todos’ funcionará na FIMI (Faculdades Integradas Maria Imaculada), parceira da Prefeitura na gestão do serviço. Um espaço está sendo adaptado na instituição universitária para armazenar os medicamentos e atender a população. Quando for inaugurado, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00.  
    Sob o lema ‘Doar é o melhor remédio’, o ‘Farmácia de Todos’ tem a finalidade de arrecadar medicamentos doados para distribuição gratuita à população carente, especialmente aos idosos em situação de vulnerabilidade social. Ele funcionará por meio da Secretaria Municipal de Saúde com a responsabilidade de formação de estoques; classificação e verificação do conteúdo e prazo de validade dos medicamentos; e realização de campanhas de sensibilização para o incentivo de doações junto às instituições e às pessoas físicas. 
    O serviço será integrado unicamente com produtos de doações oriundos de indústrias farmacêuticas, consultórios médicos, farmácias e pessoas físicas. No caso das pessoas físicas e das pessoas jurídicas que realizarem as doações, elas deverão assinar um Termo de Doação no qual estará devidamente expresso o tipo do medicamento, a quantidade do medicamento e a origem do doador.  
    O espaço somente arrecadará medicamentos que garantam condições plenas e seguras observando-se os seguintes critérios: apresentação de bom estado de conservação, possuir bula e apresentar prazo mínimo de vencimento de 45 dias. Já o fornecimento desses medicamentos à população carente deverá estar vinculado ao cadastro e relatório realizados por assistente social do quadro próprio da cidade e apresentação de receita médica original. 
     Autor do projeto que originou o ‘Farmácia de Todos’, Natalino disse que as doações já começaram. “São muitas caixas repletas de medicamentos que vão ajudar muito a população que mais precisa”, comentou. “E quem quiser doar medicamentos é só levá-los na Faculdades Integradas Maria Imaculada, no Centro, onde a ‘Farmácia de Todos’ está sendo instalada”, acrescentou.  
     Natalino destacou o empenho de todos os envolvidos no serviço, que estão trabalhando para que o ‘Farmácia de Todos’ seja uma realidade em Mogi Guaçu.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp