15/09/2021 às 07h07min - Atualizada em 15/09/2021 às 07h07min

​‘Câmara Itinerante” deve começar a funcionar a partir de outubro

    O Projeto de Resolução 15/2021, que trata da implantação do programa ‘Câmara Itinerante’ no legislativo de Mogi Guaçu, foi aprovado na sessão de segunda-feira (13). A expectativa é de que a proposta comece a ser colocada em prática a partir de outubro, quando deverá ser realizada a primeira sessão legislativa itinerante no município. 
    De autoria do presidente da Casa, o vereador Guilherme de Sousa Campos (Cidadania), o objetivo da iniciativa é a integração da comunidade junto às ações do Poder Legislativo Municipal. “A ideia central é aproximar a população do legislativo. Há iniciativas como esta que já são aplicadas em algumas cidades e achei interessante trazer para o nosso município”, justificou. 
    Pela proposta do presidente da Casa, as reuniões da Câmara Itinerante terão caráter informal, no intuito de obter subsídios junto à população para intermediar os seus reais anseios perante o Poder Executivo ou a quem de direito. A meta é percorrer os bairros do município, de acordo com locais previamente determinados, mediante requerimento aprovado em plenário, com, pelo menos, 15 dias de antecedência.  
    “Podemos realizar de quatro a cinco sessões itinerantes por ano, usando as escolas dos bairros, com a participação dos líderes das comunidades, que poderão usar a tribuna para apresentar suas reivindicações. Dar voz a essas pessoas que têm tanto para reivindicar e que poderão ser apresentadas nas sessões itinerantes”, destacou Guilherme. “Estamos nos preparando para que em outubro a gente já possa realizar a nossa primeira sessão da Câmara Itinerante”, acrescentou. 
    As sessões do programa serão realizadas sempre na terceira quinta-feira do mês, com início às 19h00. Mesmo constituindo uma reunião legislativa de trabalho informal, ela deverá seguir todo um rito pré-estabelecido. 
    No rito, haverá leitura de ofícios e indicações, bem como debates livres, com uso da palavra de representantes da comunidade local e as autoridades, inscritos previamente em livro próprio. As reuniões poderão ser transmitidas via web, a partir de Iink a ser criado e mantido no site oficial da Câmara.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp