27/08/2021 às 09h45min - Atualizada em 27/08/2021 às 09h45min

​Uma nova vitrine para as jovens promessas

Sub15 e Sub17
    No último mês de julho, o Centro de Excelência Nine Academy (CENA) completou um ano de atividade em Mogi Guaçu como o mais novo e promissor centro de formação de jogadores de futebol da região. O trabalho realizado nesse período consolidou a E9 Academy como uma referência nas categorias de base, tanto que já colhe os frutos, seja na captação de novos talentos ou na colocação de seus jogadores em equipes do Brasil e do exterior.
    Usando as instalações do antigo Ilha Clube, no bairro Imóvel Pedregulhal, a E9 Academy iniciou suas atividades em 2020 com as categorias Sub15, Sub17 e Sub20, trazendo para o Centro de Treinamento em Mogi Guaçu atletas de todo Brasil e até mesmo do Exterior, já que conta com coreanos no plantel. Hoje, a E9 Academy trabalha com cerca de 170 atletas (50 deles estão alojados no CT), incluindo os garotos da categoria Kids, implantada há cerca de 40 dias.
    “Com a E9 Kids, implantamos uma metodologia de treinamento desde a formação inicial dos garotos, para que quando chegarem nas categorias de alto rendimento, já estejam adaptados à metodologia da E9 Academy. Eles treinam ao lado dos maiores para que possam vê-los e ter um objetivo de crescimento na carreira“, disse o presidente do CENA, Ernandes Carrocieri. 
    O grande número de atletas no CT deve-se ao núcleo de captação de talentos, que foi estruturado de maneira a aumentar o número de observadores técnicos. Esses observadores são responsáveis por monitorar o desempenho de jovens promessas do futebol brasileiro em torneios, escolinhas, projetos sociais e comunidades, além da grande rede de contatos no Brasil e no Exterior. 
     E o trabalho já começa a render frutos. “Temos pelo menos 20 garotos colocados em equipes como Guarani, Ponte Preta, Mirassol, Kashima Antlers (Japão) e Chapecoense, dentre outras. E não só para a base, mas para o profissional também”, comentou João Alfredo Vasconcelos, o João Banana, diretor de futebol.
     Mesmo com o alto número de atletas, a E9 está aberta a frequentes avaliações de novas promessas. O atleta permanece alojado no CT por uma semana, quando será observado pela equipe técnica. Para ser avaliado, ele deve apresentar exame e documentação médica que ateste estar apto à prática esportiva, além dos protocolos em relação à Covid, como comprovante de vacinação e teste negativo para a doença. O contato para agendar a avaliação é feito pelo telefone 19.99641.1164.
    A formação dos atletas é colocada à prova nas competições. Neste ano, a E9 participou da Smart Cup com a equipe Sub15, ficando em terceiro lugar, depois de terminar a primeira fase com a melhor campanha (100% de aproveitamento, melhor ataque e melhor defesa) e perder na semifinal para o Corinthians/Chute Inicial, de Limeira.
    Atualmente, a E9 está no Paulista Cup, com os times Sub17 e Sub20. Com as duas equipes, a CENA ocupa a vice-liderança do grupo e com um jogo a menos. E para outubro, está preparando a Super Copa Paulista do Interior, com os jogos acontecendo em Mogi Guaçu. Além disso, a E9 foi convidada a participar da Copa VAR, que acontece no CT Oscar Inn, em Águas de Lindóia. Trata-se de um treinamento prático da arbitragem com a tecnologia de vídeo, promovido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). “Os jogos servem para que os árbitros apliquem os treinamentos teóricos”, disse João Banana.
    O resultado do trabalho da E9 Academy já chama a atenção dos clubes brasileiros. Recentemente, o CT recebeu a visita de observadores do Palmeiras, Atlético Paranaense, Cruzeiro e Red Bull Bragantino, além de representantes do Grupo Energy, que empresaria a carreira de jogadores como o zagueiro Thiago Martins (formado na base do Mogi Mirim e com passagem pelo Palmeiras, hoje joga no Japão), os atacantes Gabriel Jesus e Ricardo Goulart, e meia atacante Luan, do Corinthians, dentre outros.
      O sucesso da E9 Academy pode resultar numa parceria com o Atlético Guaçuano. A CENA mantém conversas com a diretoria do Mandi para assumir as categorias de base do clube, visando a participação no Campeonato Paulista Sub15, Sub17 e Sub20 de 2022.

EXPERIÊNCIA E CREDIBILIDADE                                                                                                                                   
      O comando de toda estrutura da E9 Academy começa pelo seu presidente, filho do ex-jogador Mirandinha (Palmeiras, Botafogo e Cruzeiro). Formado na base do Mogi Mirim, Ernandes é ex-jogador profissional. No Brasil, jogou em clubes como o Inter de Porto Alegre e o América/MG. No Exterior, atuou por seis anos na França e na Holanda. Também teve passagens pelo futebol da Arábia Saudita e do mundo asiático. Deixou os gramados em 2015, mas seguiu no futebol como treinador e gestor. É o técnico das categorias Sub15 e Sub17.
       O Sub20 é treinado por André Quartieri, também ex-jogador profissional, com passagens pelo Mogi Mirim e pelo Inter de Porto Alegre. A comissão técnica é composta ainda pelo preparador físico Kairo; o treinador de goleiros Hotton; e o mordomo Manteiga.Para ajudar na sua estrutura, a E9 Academy conta com o apoio dos parceiros, como a Unimogi, a Euro Sports e o Plano Médico Pró-Vantagens, que oferece seguro de vida, auxílio funerário e um clube de benefícios. "Quem quiser ser nosso parceiro, estamos abertos a conversas com empresas de qualquer segmento", informou João Banana. O contato pode ser feito com o próprio diretor pelo telefone 19.99641.1164.

E9 KIDS
     Sob o comando de Cléber Lunardi, ex-jogador profissional e atleta consagrado no futebol amador, a categoria Kids da E9 Academy iniciou as atividades há cerca de 40 dias. "A cidade necessitava de um trabalho de alto rendimento mais profissional na formação de jogadores", justificou Lunardi. Segundo ele, Mogi Guaçu é um celeiro de talentos, mas muitos desses talentos deixam de seguir uma carreira por falta de oportunidades. "A E9 Academy está oferecendo essa oportunidade, de realizar um trabalho sério e abrindo as portas para as oportunidades", destacou.
     Com cerca de 70 alunos na faixa etária dos 7 aos 14 anos, Lunardi já vê os resultados aparecerem. Um garoto já chegou a realizar testes no Palmeiras e o observador do Red Bull, que já esteve no CT, retornará para observar novamente um grupo de meninos.
    "Também teremos a chance de mostrar o talento dos nossos garotos na próxima semana, quando faemos um amistoso contra o Red Bull em São Paulo", informou. Em setembro, a E9 Kids inicia sua participação na Copa Palmeiras nas categorias Sub8, Sub10, Sub12 e Sub14. A etapa regional terá como sede a cidade de Rio Claro.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp