20/08/2021 às 09h32min - Atualizada em 20/08/2021 às 09h32min

​‘Turismo Educativo’ prevê desenvolvimento cultural, social e ambiental de estudantes

    Promover o acesso dos alunos ao acervo cultural, artístico e turístico de Mogi Guaçu. Esse é um dos objetivos do Programa de Turismo Educativo, voltado para os estudantes da rede municipal de ensino, proposto pela vereadora Lili Chiarelli (Republicanos). O projeto de lei em questão tramita nas comissões internas da Câmara e precisa ser aprovado em plenário e ser sancionado pelo prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania) para entrar em vigor na forma de lei.
     O Programa de Turismo Educativo consiste na realização de visitas monitoradas dos alunos da rede municipal de ensino aos parques, praças, ruas, bairros históricos, monumentos, museus, teatros, bibliotecas e universidades não apenas de Mogi Guaçu, mas de toda a região. Para a vereadora, muitos alunos não conhecem os parques públicos, as praças, os monumentos históricos e outros pontos de interesse cultural da região.
     A proposta de Lili Chiarelli é que o programa promova o desenvolvimento cultural, social e ambiental dos estudantes através de ações em atividades educacionais que ultrapassem a fronteira das escolas. Nesse sentido, caberá à Secretaria Municipal de Educação preparar roteiros de visitas, bem como uma escala de participação das escolas no ‘Turismo Educativo’, de forma que todas as unidades escolares possam participar do programa.
    A proposta visa, sobretudo, promover a valorização do patrimônio histórico, turístico, paisagístico e ambiental; garantir a democratização das informações culturais, artísticas, turísticas e históricas; desenvolver nos alunos uma compreensão integrada do conhecimento cultural, histórico, artístico e ambiental; estimular e fortalecer a consciência crítica sobre a problemática ambiental, cultural e social; e incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do patrimônio histórico, cultural e paisagístico.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp